Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Prática antissindical

Santander desrespeita ACT e impede acesso de dirigentes aos prédios do banco

Imagem Destaque
Arte mostra fachada do Santander com faixas na frente, representando acesso proibido

Além de realizar um processo intenso de terceirização que irá resultar na perda de direitos para os trabalhadores, o Santander ainda promove prática antissindical. Dirigentes do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região estão sendo impedidos de acessar os centros administrativos do banco espanhol. A situação está ocorrendo na Torre Santander, no Radar e no Conexão.

“Os dirigentes sindicais são representantes dos trabalhadores e têm o direito garantido pelo Acordo Coletivo de Trabalho de acessar os prédios do banco para dialogar com os empregados”, afirma Ana Marta Lima, dirigente sindical e bancária do Santander.

A cláusula trigésima terceira do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico dos empregados do banco – aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária – “assegura o acesso dos dirigentes sindicais com frequência livre empregados do banco às dependências do Santander, inclusive prédios administrativos”. O ACT é um documento assinado pela direção do Santander e pelos representantes dos trabalhadores.

“Ou seja, além de intensificar a precarização das relações de trabalho e a redução de direitos dos empregados por meio das terceirizações, o Santander ainda desrespeita o Acordo Coletivo de Trabalho, ratificado pelo próprio banco, ao impedir o acesso dos dirigentes às dependências do banco. Uma demonstração clara do incômodo da direção da empresa com as ações sindicais que estão denunciando um processo amplamente rejeitado pelos bancários”, afirma Ana Marta.

Radar Santander

Em um exemplo da prática antissindical, dirigentes foram impedidos de ingressar no Radar nesta sexta-feira 14, durante atividade de distribuição da Folha Bancária que, dentre outros assuntos, denuncia as terceirizações na instituição financeira.

Por volta de 13h desta sexta-feira 14, integrantes da área de segurança pediram que os dirigentes se retirassem do hall e se mantivessem do lado de fora das catracas. Também pediram que a Folha Bancária fosse distribuída na calçada. Informaram ainda que a Relações Sindicais do Santander considerava o jornal “um documento de posicionamento político”.

“Em contato com o RH do banco, nos foi informado que a proibição do acesso ao prédio é determinação da área de segurança, devido aos protestos recentes contra a terceirização. O banco também alegou que não tem responsabilidade sobre a negativa do acesso dos dirigentes ao prédio. Mas integrantes da área de segurança nos disseram que não foram eles que bloquearam nosso acesso ao Radar”, relata o dirigente sindical e bancário do Santander Roberto Paulino.

“O Santander não vai impedir o Sindicato de protestar contra as terceirizações e de dialogar com os trabalhadores. A direção do banco deve respeitar os trabalhadores e seus representantes sindicais, porque as atividades vão continuar”, garante o dirigente.

seja socio