São Paulo – Após a cobrança do Sindicato para que o Daycoval tomasse as providências necessárias referentes aos problemas apontados pelos funcionários, os representantes do banco resolveram chamar uma reunião e propuseram ações para algumas questões elencadas, sobretudo no que diz respeito ao assédio moral.
Segundo a diretora do Sindicato Andrea Aniela, a direção do banco entendeu a necessidade de realizar um trabalho junto aos gestores para combater a prática de assédio moral, uma vez que era negada a existência dessa relação apesar de várias denúncias dos funcionários. “Ações cotidianas que eram entendidas como cobranças normais, na verdade se caracterizam como assédio moral e o Daycoval deve ter isso claro e criar medidas para combatê-lo.”
A partir desse entendimento, foi proposta a realização de uma consulta anônima junto aos bancários para que apontem os problemas enfrentados na área em que atuam, bem como o grau de satisfação de cada um e a segurança que sentem com relação ao emprego. “Entre as perguntas, muitas estão diretamente relacionadas ao comportamento e relação com o gestor do setor, pois é nessa relação que estão concentrados os problemas”, explica Andrea.
A dirigente ressalta que neste momento é fundamental a participação e opinião de todos os trabalhadores, pois será feito um diagnóstico sobre a situação geral para que melhorias sejam implantadas nas respectivas áreas. “É muito importante todos se posicionarem e agregarem ideias, sugestões e críticas. Além disso, o Sindicato acompanhará o resultado da pesquisa e por isso é fundamental que os funcionários colaborem nessa etapa.”
Reunião – Além do questionário, o banco realizou uma apresentação sobre assédio moral para um grupo de 70 pessoas, formado por coordenadores, supervisores, gerentes de departamento, superintendentes e diretores. Segundo os representantes do Daycoval, durante o encontro foi explicado o que é assédio moral, como se caracteriza e quais as consequências dessa forma de gestão para a empresa. Além disso, informaram que serão colocadas sinalizações em todos os andares para esclarecer sobre o assunto.
Tatiana Melim – 19/11/2012
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Consulta de satisfação aos funcionários, canal de denúncia e reunião com gestores estão entre as propostas que o banco se comprometeu a implantar
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