São Paulo – Reunidos em Nyon, Suíça, sindicalistas de vários países e diretores da UNI Finanças – braço da UNI Sindicato Global – discutem a crise financeira mundial e a regulamentação do sistema financeiro. O ciclo de reuniões começou segunda-feira, 12, durante o Fórum pela Paz da UNI. A presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, a secretária de Finanças do Sindicato, Rita Berlofa, e o secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT/SP, Mário Raia, participaram do evento.
A necessidade de criar mecanismos para evitar uma nova crise financeira como a que atualmente assola os países europeus foi a principal preocupação do debate, que reuniu, além dos dirigentes do Sindicato, membros de entidades trabalhistas de diversos países, o grupo diretor mundial da UNI Finanças e representantes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Central Sindical Internacional (CSI) e da Financial Stability Board (FSB), entidade ligada ao G20.
Para a presidenta do Sindicato dos Bancários, Juvandia Moreira, a troca de experiência com sindicatos de outros continentes foi um dos pontos fortes do debate. Ela ressalta ainda que a preocupação com os empregos foi amplamente discutida.“Propusemos a criação de uma autoridade financeira internacional, com acompanhamento de foro nacional e regional. E reforçamos que é fundamental a proteção ao emprego e às economias.”
> Veja vídeo sobre ato de solidariedade à Europa
Nesta sexta-feira 16, haverá reunião sobre os marcos de resolução para bancos de importância sistêmica, da qual participam UNI Finanças, Tuac (Trade Union Advisory Committee) - entidade da OECD (Organisation for Economic Co-operation and Development) - e CSI.
Fórum pela Paz – Na segunda-feira, 12, o fórum também discutiu a utilização de tecnologia nuclear. Palestrantes de diversos países defenderam o desarmamento e a não proliferação de armas nucleares. Outro assunto abordado foi a fome no mundo.
Redação - 16/11/2012
Linha fina
Na Suíça, entidades e sindicatos de todo o mundo debatem a criação de regras para evitar crises financeiras. Representam o Sindicato e a Contraf/CUT, a presidenta Juvandia Moreira, a secretária de Finanças, Rita Berlofa, e o secretário de Relações Internacionais da Contraf, Mário Raia
Imagem Destaque