Pular para o conteúdo principal

Cortejo Afro e debate sobre negro no mercado

Linha fina
Sindicato realiza seminário e caminhada pelo Centro em comemoração ao Dia da Consciência Negra
Imagem Destaque

São Paulo - Para chamar a atenção da desigualdade racial no setor financeiro e na sociedade, o Sindicato realiza eventos na semana em que é lembrado o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. Os bancários estão convidados para o seminário sobre o negro e o mercado de trabalho nesta sexta 22, na sede da entidade (Rua São Bento, 413), às 10h, com a advogada e mestre em Direito Político e Econômico Alessandra Devulsky, do Instituto Luiz Gama.

Em seguida, os trabalhadores sairão em cortejo pelas ruas do Centro. A concentração começa às 12h em frente à sede do Sindicato.  

Neste ano, o tradicional Cortejo Afro homenageia o orixá Ogum (imagem), que simboliza a guerra, as lutas que precisam ser travadas no setor para que o atual quadro de desigualdade mude. No Brasil, 50,7% da população é formada por negros (pretos e pardos) segundo o censo do IBGE de 2010. Mas, nos bancos, segundo a própria Febraban, só 19% dos bancários são negros.

A vereadora Claudete Alves (PT-SP), autora da lei 13.707/03 que instituiu o Dia da Consciência Negra como feriado na cidade de São Paulo também será homenageada. A caminhada será acompanhada pela cantora Adriana Moreira.

Um total de 1.047 municípios já decretou feriado em 20 de novembro. A data faz referência à morte do líder Zumbi dos Palmares, símbolo da luta pela liberdade e valorização do povo afro-brasileiro, e inspira a cada ano um número maior de atividades em torno de reflexões sobre questões raciais no país.


Gisele Coutinho - 21/11/2013

seja socio