São Paulo – Debater e ampliar o conhecimento sobre a falta de trabalhadores negros nos bancos. Esse é o objetivo do II Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro, evento voltado aos dirigentes sindicais que ocorre nos dias 13 e 14 no Rio de Janeiro.
O evento contará com a participação de pesquisadores, gestores e representantes de movimentos sociais e sindicais.
Na quarta-feira 13 será a conferência de abertura, com o tema “As desigualdades sociorraciais no mercado de trabalho: Provocações, limites e tendências”. A primeira mesa fará um panorama sobre raça, direitos humanos e a violência contra a população negra no Brasil.
Na quinta 14 serão debatidos aspectos conceituais e políticos das ações afirmativas no Brasil. Representantes da Contraf-CUT, do Dieese, da CUT, Unegro-RJ e Fenaban debaterão em uma roda de conversa os desafios das políticas antirracistas no sistema financeiro, a transversalidade e as negociações coletivas.
“Nossa participação no evento é importante para expor as dificuldades de ascensão profissional dos negros nos bancos e apresentar a barreira enfrentada pelos trabalhadores negros que querem, e não conseguem, ingressar nas instituições financeiras”, alerta o dirigente sindical e coordenador do coletivo racial do Sindicato, Julio Cesar Santos.
Redação – 7/11/2013
Linha fina
Evento está marcado para 13 e 14 de novembro, no Rio de Janeiro, e é voltado aos dirigentes sindicais
Imagem Destaque