Pular para o conteúdo principal

Negros são minoria nos bancos

Linha fina
Movimento sindical luta por mais contratações e igualdade de oportunidades na ascensão profissional
Imagem Destaque

São Paulo – Dados do II Censo da Diversidade, respondido por 187.411 bancários (41% da categoria), em março de 2014, revelam que apesar de ainda baixo, aumentou o número de bancários negros. Em 2008, a etnia respondia por 19,3% do total de trabalhadores do ramo financeiro e atualmente avançou para 24,9%, aumento de 5,6 pontos percentuais.

Entretanto, por conta da falta de informações, é impossível mensurar se esse aumento se deveu a mais contratações pelos bancos privados ou pela realização de concursos nos bancos públicos.

Para o dirigente sindical e coordenador do coletivo racial do Sindicato, Julio Cesar Santos, a população negra ainda é quase imperceptível no ambiente bancário, principalmente as pessoas com tom de pele mais preta.

“A maioria é contratada para cargos funcionais, como compensação de cheques ou telemarketing. Os cargos que lidam diretamente com clientes raramente são preenchidos por negros, com exceção dos bancos públicos onde os negros são contratados com concurso público e ingressam por méritos. É um preconceito inserido na nossa categoria e temos de continuar lutando contra isso.”


Rodolfo Wrolli – 19/11/2014

seja socio