Pular para o conteúdo principal

Oi multada por "dez mandamentos" para funcionário

Linha fina
Trabalhador se sentiu assediado moralmente. Tribunal Superior do Trabalho determina que empresa de telefonia pague solidariamente com contratada
Imagem Destaque

São Paulo – A divulgação de uma lista de "dez mandamentos" para os funcionários fez a Justiça do Trabalho determinar o pagamento de uma multa pela Oi e pela contratada Telecomunicações e Engenharia (Telenge). O Tribunal Superior do Trabalho (TST) rejeitou o recurso da Oi, que havia perdido na segunda instância – no Tribunal Regional (TRT) do Paraná.

Segundo o TST, um instalador e reparador de linhas se sentiu assediado moralmente "porque a empresa fixou várias vezes, os 'dez mandamentos da telefonia', com frases como 'não terás vida pessoal, familiar ou sentimental' e 'não verás teu filho crescer'". O funcionário havia sido contratado pela Telenge para prestar serviços à Brasil Telecom, atual Oi. Durante os dois anos e meio de contrato, um e-mail impresso foi afixado em um mural no ambiente do trabalho. "Por diversas vezes, o documento foi retirado do mural pelos empregados, inclusive ele mesmo, porque se sentiram ofendidos pelo seu conteúdo e com a prática da empresa", relata o tribunal.

Outros "mandamentos" diziam "não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga" e "a pressa será teu único amigo e as tuas refeições principais serão os lanches, as pizzas e o 'china in box'". O documento sugeria ainda que "dormir será considerado período de folga, logo, não dormirás".

A Telenge alegou que se tratava de uma brincadeira, para manter um clima de "descontração e amizade" na empresa. Já a Oi negou a prática, que foi confirmada por relatos de testemunhas.

Para o relator do processo no TST, ministro José Roberto Freire Pimenta, houve "evidente afronta à imagem e à dignidade da pessoa humana".

A indenização é de R$ 5 mil.


Rede Brasil Atual - 5/11/2014

seja socio