Pular para o conteúdo principal

Caravana da anistia julga trabalhadores do ABC

Linha fina
Comissão analisa requerimentos com base na Lei da Reparação, inspirada pelos princípios da Justiça de Transição
Imagem Destaque
São Paulo - Nos dias 19 e 20 de novembro, na cidade de Santos, ocorrerá a 91ª Caravana da Anistia do Ministério da Justiça. Ela irá julgar requerimentos de anistia de trabalhadores e trabalhadoras perseguidos pela ditadura militar e pelas empresas, que reivindicam seus direitos com base na Lei de Reparação, lei federal 10.559/2002 e a Lei da Anistia, 6683/1979.

São 35 requerimentos representados pela AMA-A ABC (Associação dos Metalúrgicos Anistiados do ABC), de homens e mulheres atingidos pela repressão ditatorial e empresarial durante as grandes greves de 1978,1979 e 1980, na greve da Operação Vaca Brava em 1985 e da Operação Cambalacho em 1986, entre outros movimentos. Essas lutas colocaram a classe trabalhadora de volta ao cenário político nacional, na linha de frente do combate à ditadura militar, pela democracia e os direitos da classe trabalhadora brasileira.

91ª caravana - A Comissão da Anistia analisa os requerimentos com base na Lei da Reparação, inspirada pelos princípios da Justiça de Transição. Segundo a Comissão, a 91ª Caravana da Anistia reafirmará a importância de iniciativas que “...contribuem para o resgate da memória e das lutas pela redemocratização de nosso país.”

Da mesma forma, a AMA-A ABC, que se pauta pela defesa dos Direitos Humanos, Verdade, Memória, Justiça e Reparação, estará presente defendendo seus representados e, junto com a Comissão da Anistia, reafirmando seu compromisso com a democracia e a liberdade, para que episódios como a ditadura militar que durou 21 anos, não se repitam nunca mais em nossos país.

Somam-se a estas instituições, a presença da organização Mães de Maio e a Marcha da Periferia, ambas da Baixada Santista.

A Associação estará presente no dia 19 de novembro, a partir das 9 hs, no auditório 310 da Universidade Católica de Santos (UniSantos). Lá serão analisados diversos requerimentos, entre os quais, os de metalúrgicos e metalúrgicas representados pela AMA-A ABC. A atividade ocorrerá no Campus Dom Idílio José Soares - Avenida Conselheiro Nébias, nº 300, Santos/ SP.

No dia 20 de novembro, a partir das 9 h., no Ginásio Dale Coutinho, situado num conjunto habitacional da periferia de Santos, será realizado um ato solene pela 91ª Caravana da Anistia, Mães de Maio e Marcha da Periferia, com atividades culturais desenvolvidas pela comunidade local. será à rua Fausto Felício Bruzarosco - Castelo,Santos - SP.


AMA/SBC - 19/11/2015
seja socio