Pular para o conteúdo principal

Dia da Consciência Negra com atrações em SP

Linha fina
Vale do Anhangabau e Largo do Paissandu, no centro da cidade, recebem diversos shows, rituais religiosos e feira de arte e empreendedorismo
Imagem Destaque
São Paulo - O 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, será marcado por diversas atrações no centro da cidade de São Paulo, com destaque para shows e rituais religiosos, além da feira de artes e empreendedorismo, montada durante toda a semana. Serão no Largo do Paissandu e no Vale do Anhangabau.

Os eventos continuam nos dias 21, 22 e 24 de novembro.

As atividades foram realizadas durante toda a semana, promovidas pela Prefeitura de São Paulo - Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com a CUT São Paulo.

A abertura ocorreu na segunda-feira 16 com seminários sobre cotas raciais, formação de professores e mulheres negras. Em tendas abertas, a população utilizou serviços gratuitos como maquiagem para pele negra, trançado afro, corte de cabelo e emissão de documentos.

No período, foram realizados seminários, performances culturais, debates, espetáculos e shows com diversos artistas, como Nelson Triunfo, Rappin Hood e Dexter.

Arte, cultura e formação - Para a secretária de Combate ao Racismo da CUT/SP, Rosana Aparecida da Silva,a parceria com a prefeitura representa um avanço nas relações com o poder público no município de São Paulo, ao contrário de gestões anteriores ao prefeito Fernando Haddad. “Há hoje uma política municipal de inclusão, na qual a população negra faz parte”, afirma.

O presidente da CUT São Paulo, Douglas Izzo, acredita que novas parcerias devam nascer daqui pra frente. “Enquanto o governo de São Paulo fecha escolas e prejudica os jovens da periferia, as nossas ações com a prefeitura vêm no sentido contrário, de trazer arte, cultura e formação junto à população negra e à sociedade como um todo”, afirma.

A data para as ações tem como mote o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, instituída em 2011, por meio da Lei 12.519. Ela faz referência à morte - há 320 anos - do líder negro Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência e da luta da população negra. No Estado de São Paulo, não há uma lei que determine o feriado, mas a data consta no calendário oficial de 101 cidades por leis municipais, incluindo a capital paulista.
Veja a programação
20 de Novembro

LARGO DO PAISSANDU
13h - Feira de Artes e Empreendedorismo
10h - Missa Afro -Igreja N.S. Rosário dos Homens Pretos com Coral Resistência Negra
13h30 - Show Gospel
14h30 - Comunidades do Samba – Samba na Feira/ Samba da Toca / Samba da Laje / Samba do Sino / Comunidade Maria Cursi / Terreiro de Compositores
17h - Show Chocolate
18h - Show Alex Ribeiro
19h - Show Toninho Gerais
VALE DO ANHANGABAÚ
11h30 - Abertura
12h - Embaixada do Samba convida Velha Guarda
13h20 - Show Izzy Gordon
14h30 - Show Banda Black Rio
16h - Show Chico César
17h20 - Show Nereu Mocotó e Tereza Gama
18h30 - Show Sampagode convida Leci Brandão
20h - Show Jorge Aragão convida Arlindo Cruz e Alcione
22h - Show Escola de Samba Vai Vai
22h40 - Encerramento

21 de Novembro

LARGO DO PAISSANDU
10h - Feira de Artes e Empreendedorismo

22 de Novembro

LARGO DO PAISSANDU
10h - Feira de Artes e Empreendedorismo

24 de Novembro

SMPIR (Vale do Anhangabaú. 350 - 6o. andar)
19h - Seminário: Novas Mídias e a Questão Racial


Redação - 19/11/2015
seja socio