A presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Ivone Silva, destaca no editorial da Folha Bancária 6.217, que é a organização dos trabalhadores em sindicatos fortes que garante salários melhores e direitos. Por isso são fundamentais para uma melhor distribuição de renda no capitalismo. Leia abaixo:
Ao Leitor, Folha Bancária 6.217
Sindicatos fortes são fundamentais
Sindicatos fortes e representativos são fundamentais para garantir direitos e remunerações mais dignas aos trabalhadores. Estudos comprovam que a organização em sindicatos está ligada a uma maior distribuição de renda. Um exemplo é o que ocorre nos EUA, onde o enfraquecimento dos sindicatos é apontado como uma das principais causas da redução de renda da classe média e dos mais pobres, enquanto que a dos mais ricos dobra ou triplica.
Tivemos outro exemplo claro disso na mesa do dia 26 com a Fenaban, sobre a MP 905 de Bolsonaro. Conseguimos reverter a implantação da MP pelos bancos, garantindo a jornada dos bancários; o descanso aos sábados; e que as regras da PLR fossem definidas com a participação dos sindicatos. Eram ataques diretos ao bolso dos bancários e a sua qualidade de vida. E que só foram revertidos porque nossa categoria está representada por sindicatos fortes em todo o país.
Os trabalhadores no Brasil estão sendo fortemente atacados, em prol dos interesses dos empresários. E mais do que nunca precisamos nos unir!
> Faça a sua sindicalização e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários
Leia também
> As consequências da falta de sindicatos nos EUA
> Aumenta apoio da população aos sindicatos nos EUA