Central de Atendimento

ou whatsapp (11) 97593-7749
Fica pra depois

Ao não pagar horas extras, Santander frustra também feriado do bancário

Banco espanhol enviou comunicado informando que irá funcionar normalmente no Dia da Consciência Negra e que compensação ocorrerá até 31 de dezembro

  • Redação Spbancarios
  • Publicado em 17/11/2020 18:19 / Atualizado em 18/11/2020 19:32

Freepik

Um comunicado interno enviado aos bancários informa que no dia  20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, feriado municipal em São Paulo e outros municípios, o banco Santander irá funcionar normalmente, assim como os seus outros pares. Porém, este fato causou indignação nos bancários porque havia uma expectativa de folga, já que com a antecipação do feriado para o mês de maio, por conta da pandemia, o Santander não fez o pagamento das horas extras como as outras instituições que acataram reivindicação do movimento sindical.

Santander desrespeita bancários ao não se posicionar sobre pagamento de horas extras

A dirigente sindical Ana Marta Lima comenta que as únicas informações que foram repassadas são de que o bancário que trabalhar no feriado deverá acertar a folga com o gestor e compensar até 31 de dezembro. "Esperamos que o banco e os gestores levem em consideração a vontade e a disponibilidade do trabalhador para escolher a data da folga, e que não seja apenas na conveniência do banco", diz Ana Marta, que orienta o bancário com problemas a procurar o Sindicato.

Antecipação

Em maio, os municípios do Estado de São Paulo que celebram o Dia da Consiência Negra (20 de novembro), como medida para conter o avanço do contágio do coronavírus, anteciparam este feriado e o de Corpus Christi (11 de junho) para os dias 20 e 21 de maio.

Porém, na época, o movimento sindical cobrou da Fenaban que os bancos também acatassem os feriados, mas a federação dos bancos havia dito que 'a adesão a feriados definidos subitamente acarretaria “riscos sistêmicos”, ocasionados por interrupção de pagamentos, de compensação de cheques e de outras transações bancárias', mas aceitou a reivindicação do movimento sindical e pagou este dia trabalhado - a exceção foi o Santander.

Sindicato questiona o Santander

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região questionou o Santander a respeito do feriado da Consciência Negra, que será celebrado nesta sexta-feira 20 na capital paulista e em outros municípios.

Nesta quarta-feira 18, o Santander informou que, nas cidades onde o feriado foi antecipado e os funcionários trabalharam na data da antecipação e também que trabalharem no dia 20 de novembro, a partir desta data terão direito a uma folga, que deve ser usufruída até 31 de dezembro.

Cidades onde o feriado da Consciência Negra é reconhecido, mas não houve antecipação, os funcionários não trabalharão no dia 20 de novembro, pois, para estes, será feriado.

Os bancários lotados nas cidades que não celebram o feriado da Consciência Negra trabalharão normalmente e não haverá folga para estes trabalhadores.

Coronavírus: bancos não acatam feriados antecipados em SP

Dia da Consciência Negra

A dirigente também comenta sobre o trabalho no dia 20 de Novembro e a importância de resguardar a data. "Mesmo o movimento negro tendo questionado os governantes à época, na época, quando anteciparam o feriado, as atividades deste dia, como a Marcha da Consciência Negra e outros atos virtuais, foram mantidos pela sua importância. Isso é um desrespeito com a luta do povo negro e, se não houver uma conscientização, não haverá igualdade e só contribuirá para o aumento dos casos de racismo e para a eliminação de vez, de um feriado em São Paulo, como já ocorreu em outras cidades", critica.

Procure o Sindicato

 

 

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar 

> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário 

Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

 



Voltar para o topo