Pular para o conteúdo principal

Circuito de Xadrez Online - Luiz Gushiken, do Sindicato, conhece seus vencedores

Imagem Destaque

O Circuito de Xadrez Online do Sindicato dos Bancários - Luiz Gushiken conheceu seus vencedores neste sábado 20. Foram 40 inscritos no total. Só participaram sócios do Sindicato e dependentes.

Cauê Felipe Waldemar Santana, bancário do Santander, sagrou-se campeão e será premiado com uma Smart TV de 32 polegadas, mais um troféu.

O vice-campeonato ficou com o dependente Cledson José de Jesus. Ele ganhou uma diária para casal, com pensão completa, na Estância Canaã, na cidade de Atibaia, e troféu.

Rafael de Araújo Fáris, bancário do Itaú, ficou em terceiro lugar, e ganhou um final de semana na colônia de férias da Apcef/SP em Suarão, litoral sul de São Paulo, mais um troféu.

Pedro Carlos Cosentino, bancário do Santander, ficou com o quarto lugar, tendo sido agraciado com um troféu.

Ernesto Izumi, diretor do Sindicato e bancário do Banco do Brasil parabeniza a todos que participaram do torneio. “Eu participei jogando, não fui muito bem, mas valeu. Fiquei especialmente satisfeito em saber que venceu um sócio parceiro, que é a categoria de associação a não bancários, como vigilantes, estagiários, trabalhadores de empresas de asseio e conservação”, diz Izumi.

“Fiquei mais satisfeito em saber que um dependente de sócio é o vice, pois o sindicato olha também para os dependentes. E triplamente satisfeito em saber que um novo associado ao Sindicato ficou em terceiro lugar. Em quarto lugar ficou um aposentado, e também é legal saber que temos aposentados ativos junto ao Sindicato. E para fechar bem, uma mulher ficou entre os cinco primeiros colocados, o que é significativo, pois a maioria dos jogadores eram do sexo masculino”, acrescenta o dirigente.

O torneio, que contou com a parceria da NewClubeFox, foi realizado nos sábados 6, 13 e 20 de novembro, sempre às 13h. A plataforma utilizada para a realização do circuito online foi Chess.com. O evento teve o apoio da Pousada Estância Canaan Atibaia, da Apcef/SP e do Cheque Teatro.

“O Sindicato existe para defender e lutar por direitos, mas também para agregar os trabalhadores e proporcionar experiências e oportunidades culturais, educacionais e de lazer. Parabéns à organização da NewClubeFox e aos funcionários da Secretaria de Cultura que organizaram o torneio”, ressalta Ernesto Izumi.

Luiz Gushiken

O Circuito de Xadrez Online do Sindicato dos Bancários homenageia Luiz Gushiken, ex-presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo Osasco e região entre 1985 e 1988.

Antes disso, em abril de 1980, Gushiken, junto com o bancário do Banco do Brasil Genésio dos Santos Ferreira realizou atividade pública de coleta de recursos em solidariedade à greve dos metalúrgicos.

Foram organizadas disputas simultâneas com bancários em dezenas de tabuleiros de xadrez dispostos na praça Antônio Prado, em frente ao Sindicato dos Bancários, no horário de almoço, com a participação do campeão paulista de xadrez da época, Herbert Carvalho e o vice-campeão brasileiro, Cícero Braga.

“Enquanto os bancários se divertiam com os campeões, com megafone na mão os dirigentes explicavam a razão daquele evento, ao mesmo tempo em que recolhiam dinheiro para auxiliar os metalúrgicos grevistas. A atividade gerou reação da ditadura: rapidamente aquele evento se transformou em prisão de dirigentes sindicais e do ilustre campeão paulista daquele esporte”, lembra Marcelo Gonçalves, secretário Cultural do Sindicato e bancário do Santander.

Gushiken faleceu em setembro de 2013, após uma luta de mais de 10 anos para o câncer.

seja socio