O Itaú obteve, nos nove primeiros meses de 2021, R$ 19,72 bilhões de lucro líquido recorrente gerencial, que exclui efeitos extraordinários. O resultado representa alta de 50% em relação ao mesmo período do ano passado. No terceiro trimestre de 2021, o banco atingiu R$ 6,779 bilhões de lucro líquido recorrente gerencial, alta de 3,6% em relação ao trimestre anterior e de 34,8% na comparação com o mesmo período de 2020.
A receita com prestação de serviços e tarifas bancárias cresceu 8,9% em doze meses, totalizando cerca de R$ 31,7 bilhões. As despesas de pessoal, considerando a PLR, por sua vez, cresceram 11,8%, somando R$ 18,2 bilhões. Dessa forma, a cobertura destas despesas pelas receitas com prestação de serviços do banco foi de 174,4% no período.
A holding abriu 1.923 postos de trabalho em doze meses, encerrados em setembro de 2021, sendo 1.196 no trimestre. De acordo com o relatório do banco, esse saldo se deve às contratações para a área de TI, visando acelerar o processo de transformação digital. Foram fechadas 92 agências físicas em doze meses, e abertas sete agências digitais, totalizando 202 destas unidades.
No terceiro trimestre de 2016, o Itaú tinha 67,9 milhões de clientes, número que saltou para 87,5 milhões no terceiro trimestre de 2021. Um aumento de 28,9%. A quantidade de trabalhadores, por sua vez, aumentou apenas 5,5% no mesmo período, passando de 81.737 para 86.195. Os dados são do Banco Central e das Demonstrações Financeiras do Itaú.
“Os dados evidenciam que as contratações realizadas nos últimos 12 meses foram muito insuficientes e não se refletiram na diminuição da sobrecarga de trabalho. O que vemos diariamente são aumento das metas, cada vez mais abusivas, e dos adoecimentos causados pelo ambiente de trabalho massacrante causado pela cobrança por resultados, que são cada vez mais expressivos.”
Marta Soares, secretária de comunicação do Sindicato e bancária do Itaú
Menos Metas, Mais Saúde
O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região mantém a campanha Menos Metas, Mais Saúde, e pressiona o Itaú e demais bancos, nas redes e nas ruas, para que promovam um ambiente de trabalho mais saudável por meio da diminuição das metas e da ampliação das contratações.
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“Cobramos a ampliação das contratações não só para diminuir a sobrecarga de trabalho, mas também para contribuir com a redução do desemprego no país, que atinge mais de 13 milhões de pessoas. Afinal, os números e os relatos de bancários comprovam que a sobrecarga de trabalho existe e só aumenta”, acrescenta Marta Soares.
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O Itaú também fechou 629 agências no país entre o terceiro trimestre de 2016 e o terceiro trimestre de 2021, passando de 3.664 para 3.035, uma queda de 17,2% do total.
Outros números do lucro do Itaú
O retorno sobre o Patrimônio Líquido médio anualizado do Itaú (ROE) foi de 19,6% no período, com alta de 5,2 pontos percentuais em doze meses.
Ainda que as receitas da intermediação financeira tenham caído, as despesas tiveram uma queda maior, gerando um resultado bruto positivo de R$ 41,8 bilhões no período, com expressiva alta de 467,2% em doze meses, encerrados em setembro de 2021.
A Carteira de Crédito do banco cresceu 13,6% em doze meses, atingindo R$ 962,3 bilhões. As operações com pessoas físicas (PF) no país cresceram 27,8% em relação a setembro de 2020, totalizando R$ 302,8 bilhões, com destaque para crédito imobiliário (+54,2%), veículos (+30,8%) e cartão de crédito (+25,1%).
As operações com micro e pequenas empresas (MPE) somaram R$ 139 bilhões no país, com alta de 19,1% em doze meses, e a carteira de grandes empresas caiu 3,1% no período, totalizando R$ 125,6 bilhões.
A carteira de crédito para a América Latina caiu 2,9% no período, atingindo R$ 200,2 bilhões. O Índice de Inadimplência superior a 90 dias, no país, cresceu 0,2 pontos percentuais em doze meses, ficando em 2,8% em setembro de 2021.
As despesas com provisão para devedores duvidosos (PDD) foram reduzidas em 51,3% em relação ao mesmo período de 2020, totalizando R$ 11,9 bilhões em setembro de 2021.
“Os lucros expressivos do banco, bem como os adoecimentos e a sobrecarga de trabalho comprovam que o Itaú pode e deve ampliar as contratações a fim de promover um ambiente mais saudável e que possibilite lidar com as metas exigidas pela direção da instituição financeira, e também para contribuir com a sociedade brasileira, por meio da redução do desemprego.”
Marta Soares, secretária de comunicação do Sindicato e bancária do Itaú.