Os trabalhadores de uma agência do Santander, localizada no Jaçanã, zona norte da capital paulista, enfrentaram o calor extremo durante oito dias sem ar-condicionado no local. Apenas após intervenção do Sindicato no local, o aparelho foi consertado.
O Sindicato recebeu denúncia sobre a situação na agência, via Canal de Denúncias, na terça 21. No dia seguinte, dirigentes sindicais foram até a unidade, paralisaram as atividades, e por volta das 15h o ar-condicionado já estava funcionando. Só então as atividades da agência foram retomadas.
“Os bancários da agência trabalharam por oito dias enfrentando o calor extremo, com recorde de temperaturas e sensação térmica que superou os 40 graus. Só após denunciarem ao Sindicato, que atuou de imediato no local, o Santander providenciou o reparo do ar-condicionado. Um reparo simples, sem grandes custos para o banco”, relata o dirigente do Sindicato e bancário do Santander, André Bezerra.
“É um absurdo que um banco como o Santander, com o lucro que possui, deixe bancários e clientes - entre eles gestantes, crianças e idosos - nessa situação por oito dias. Além do calor extremo, a falta de circulação do ar favorece a proliferação de doenças, principalmente as respiratórias”, acrescenta.
André Bezerra destaca que este caso da agência do Santander no Jaçanã, além de evidenciar o descaso do banco com trabalhadores e clientes, aponta para a importância de denunciar de imediato ao Sindicato qualquer problema nas condições de trabalho.
“Os trabalhadores tiveram de enfrentar oito dias no calor extremo. Foi só após denunciarem ao Sindicato que o problema foi rapidamente resolvido. Este caso comprova a eficácia do Canal de Denúncias do Sindicato e da atuação da entidade na resolução de problemas nos locais de trabalho”, avalia o dirigente, que reforça também a importância dos bancários se sindicalizarem (preencha o formulário no final da matéria). “São as mensalidades dos sócios do Sindicato que financiam a nossa atuação em prol da categoria.”
Denuncie
O Sindicato recentemente aperfeiçoou seu Canal de Denúncias, que garante total sigilo e retorno efetivo para cada caso. O bancário pode também entrar em contato por meio da Central de Atendimento remota, por chat, e-mail e WhatsApp, ou ainda pelo telefone 3188-5200.