Sindicato e Nubank reuniram-se na manhã desta quinta-feira 6, quando a financeira anunciou que haverá mudanças em seu modelo de trabalho. A instituição informou que, em virtude de um plano de expansão de negócios, vai reduzir o trabalho remoto para cerca de 70% de seu quadro de pessoal. Esse plano de expansão, segundo o Nubank, também vai resultar em novas contratações. Nesta mesma quinta-feira, por volta do meio-dia, o Nubank também soltou comunicado oficial aos empregados.
“Deixamos claro na mesa que deveríamos ser chamados com maior antecedência para participar da discussão dessas mudanças, pois assim teríamos oportunidade de ouvir a opinião dos trabalhadores sobre esses impactos, que vão afetar tanto a vida deles”, destaca a presidenta do Sindicato, Neiva Ribeiro.
Neiva ressalta ainda que, embora o momento não tenha sido o mais adequado, o Sindicato vai acompanhar de perto esse processo, que só será implementado a partir de julho de 2026, e espera poder levar as demandas dos nubankers para a mesa de negociação.
“O Sindicato quer ouvir os trabalhadores. Registre sua opinião pelo formulário que criamos para isso”, reforça Neiva.
- O Sindicato quer te ouvir, preencha este formulário com sua dúvida, opinião ou reclamação
Sindicato e Nubank devem se reunir mensalmente para monitorar todo o processo.
O que muda
Desde a pandemia de Covid-19, o Nubank adotou o modelo atual, em que o funcionário trabalha presencialmente uma semana inteira e fica de oito a 12 semanas em regime remoto. Com a mudança, que entrará em vigor a partir de julho de 2026, a maioria de trabalhadores da financeira ficará em home office três dias na semana, em um primeiro momento, até adotar defitinivamente o home office para apenas dois dias na semana.
Mas essa mudança será feita em três fases:
A fase 1 vai de janeiro a junho de 2026, com a manutenção do modelo atual.
A fase 2 inicia em julho de 2026, com o trabalho presencial em dois dias na semana.
Na fase 3, a partir de janeiro de 2027, haverá aumento para 3 dias presenciais na semana.
Exceções
Essa mudança não alcançará todos os empregados. Ficam de fora os empregados nos níveis M2 / IC6 e abaixo nos seguintes capítulos: Xpeers, Investor Help, Ouvidoria, Rotulagem de Dados, Investigação de Crimes Financeiros, Soluções Regulatórias e Aquisição de Talentos.
Casos especiais
Na mesa, o Nubank se comprometeu a “acomodar as necessidades” dos trabalhadores e minimizar as dificuldades, inclusive oferecendo assistência financeira para realocação nos casos necessários. Também se comprometeram em estender o prazo para a efetivação da mudança em casos específicos como questões médicas e familiares.
Além disso, o Nubank afirmou que pretende manter diálogo aberto e transparente com o Sindicato durante todo esse processo de transição.