Pular para o conteúdo principal

Comitê Betinho em Natal sem fome e com livros

Linha fina
Entidade distribui 4 toneladas de alimentos e aproximadamente 15 mil livros para 24 associações carentes
Imagem Destaque

São Paulo – Há 18 anos o Comitê Betinho dos Funcionários do Santander Banespa realiza a campanha Natal Sem Fome, que arrecada alimentos em prol de instituições de caridade da capital paulista. Neste ano foram arrecadadas mais de 4 toneladas de alimentos não perecíveis e cerca de 15 mil livros. A distribuição, a 24 entidades assistenciais, ocorreu na quinta 15, no Instituto Dom Bosco, no Bom Retiro.

> Fotos: galeria com imagens da distribuição das doações

O presidente do Comitê Betinho, José Roberto Barboza, enfatiza que a realização da campanha só é possível graças à solidariedade de 1.200 bancários associados, que contribuem durante todo o ano. “90% do que foi arrecadado veio da contribuição dos funcionários do antigo Banespa, hoje Santander, aposentados, e alguns trabalhadores do Banco do Brasil que também se solidarizaram com a nossa causa. Graças a esses recursos, podemos contribuir com as entidades que desenvolvem obras assistenciais, e a outras iniciativas para a geração de emprego e renda e de inclusão social", diz.

Cada associação recebeu um kit com cerca de 160 quilos de alimento. Também houve distribuição de aproximadamente 1.500 livros didáticos e infantis doados pela Fundação Educar Depaschoal. O programa de doação de livros integra, há 15 anos, as ações do comitê.
Para Sheila Cunha, coordenadora administrativa do Instituto Dom Bosco, uma das entidades beneficiadas pela doação, a iniciativa fortalece a dignidade das pessoas mais necessitadas. “Na época do Natal o que percebemos é, de um lado, um consumismo muito grande, e, de outro, famílias sem condições para comprar nada. Colaborar com uma mesa mais farta nos traz uma recompensa gratificante”, afirma.

“Essa ação é espetacular e nos ajuda num momento importantíssimo. Quem não participa não tem noção do quanto isso faz bem”, completa Luiz Santiago da Silva, da Instituição Adventista Adra.

Cidadania - O Comitê Betinho  tem como principal objetivo promover ações que transformam o ser humano, por meio de projetos educacionais, saúde e profissionalizantes.

Nesse sentido, Fátima Marçal, secretária-geral do Núcleo de Estudos Espirituais Humberto de Campos, destaca a antiga parceria com o projeto que beneficia crianças e adolescentes. “Desde 2004, com a ajuda do comitê, temos um laboratório de informática para oferecer cursos às pessoas carentes que atendemos”.

“Esse é um legado que temos de deixar para os nossos filhos. Lutamos pelos nossos direitos enquanto trabalhadores, mas temos o dever de tentar melhorar a vida das pessoas e construirmos uma sociedade justa e inclusiva.” completa José Roberto..

Para ter outras informações sobre a atuação e para colaborar, basta acessar o www.comitebetinho.org.br

Entidades beneficiadas no Natal Sem Fome
Adra – Igreja Adventista do Brooklin
Adra – Igreja Adventista do Sétimo Dia – Central Paulistana
Assoc. das Damas de Caridade S. Vicente de Paulo
Associação Maria Flos Carmeli
Assoc. Beneficente O Semeador
Capela São Judas Tadeu – Paróquia Nossa Senhora da Livração
Casa de Maria – Lar de Apoio
Centro Comunitário Paroquial do Jd. Brasil
Centro Esp. Aprendiz do Evang. de Guaianazes
Centro Esp. Jesus é o Caminho
Centro Esp. Ubiratan
Centro Social Leão XIII
Cerca - Centro de Referência da Criança e do Adolescente
Grupo Socorrista Irmão Alberto
Igreja Stª. Terezinha - Pastoral Social
Inst. Alice Tibiriça de Civismo e Solidariedade
Instituto Dom Bosco
Obra Social São Benedito
Núcleo de Estudos Espirituais Humberto de Campos
Pastoral da Sobriedade – Santuário São Vicente de Paulo
Igreja Batista Húngara Metropolitana de SP (CAF- Casa Filadélfia)
Rotary Clube Saúde
Sociedade de Estudos Espíritas 3 de Outubro
Sociedade São Vicente de Paulo



Elenice Santos e Viviane Claudino - 16/12/2011

seja socio