Pular para o conteúdo principal

Prêmio CineB chega a sua terceira edição

Linha fina
No dia 11 serão homenageados realizadores dos filmes nacionais exibidos em 2011 e as comunidades que receberam as sessões itinerantes de cinema
Imagem Destaque

São Paulo – Um reconhecimento não só da qualidade do cinema brasileiro, mas também uma homenagem à plateia que o assiste. Assim pode ser resumido o Prêmio CineB, que chega este ano à terceira edição, com entrega de troféus aos melhores longas e curtas metragens exibidos e a todas as comunidades que receberam o projeto ao longo de 2011.

Parceria do Sindicato com a Brazucah Produções, o CineB leva a produção audiovisual do país a comunidades com pouco ou nenhum acesso às salas de exibição.

Este ano concorrem ao prêmio na categoria longa os filmes Guerra dos Vizinhos, de Rubens Xavier; Quincas Berro D'Água, de Sérgio Machado; O Contador de Histórias, de Luiz Villaça; Eu e meu Guarda-Chuva, de Toni Vanzolini; Uma Noite em 67, de Renato Terra e Ricardo Calil; Amor?, de João Jardim; e Uma Professora Muito Maluquinha, de André Pinto e César Rodrigues. Haverá ainda uma homenagem ao filme Tapete Vermelho, de Luiz Alberto Pereira.

Já na categoria curtas, os concorrentes são O Troco, de André Rolim; O xadrez das cores, de Marco Schiavon; A mula teimosa e o controle remoto, de Hélio Villela; Uma História de Futebol, de Paulo Machline; Vida Maria, de Márcio Ramos; Procura-se, de Iberê Carvalho; Romance 38, de Vitor Brandt e Vinícius Casimiro; e A Ilha, de Alê Camargo.

Além dos diretores, recebem o troféu todas as 24 entidades e sete universidades que foram parceiras nas exibições e possibilitaram que milhares de espectadores das mais diversas regiões de São Paulo, Osasco e região assistissem aos filmes.

O terceiro Prêmio CineB será apresentado pelas atrizes Lucélia Santos e Gorete Milagres. A cerimônia acontece no Café dos Bancários, no dia 11 de dezembro, a partir das 19h. O Café fica na sede do Sindicato, no Edifício Martinelli (Rua São Bento, 413, Centro). Para participar é necessário confirmar presença enviando mensagem para [email protected] ou pelo (11) 3804-6345, das 14h as 18h.

DVDs – Além da entrega dos prêmios, haverá o lançamento de mais dois DVDs do Selo CineB, que são coletâneas dos curtas exibidos pelo projeto. Cada DVD terá quatro curtas e serão vendidos após as exibições pelo preço popular de R$ 5. O valor arrecadado será dividido igualmente entre os diretores e a comunidade que fez a venda. O Selo CineB surgiu em 2011, da demanda dos espectadores que, ao final das sessões, pediam as cópias dos curtas. Com o lançamento, é possível evitar a pirataria, possibilitando ao mesmo tempo o acesso da população às obras e ainda recursos para as comunidades e realizadores.

História – Projeto de democratização do cinema nacional, o CineB acaba de completar cinco anos. Nesse período, o circuito itinerante já exibiu 74 longas e curtas metragens para um público de mais de 30 mil pessoas em 241 sessões, realizadas em 27 locais. O projeto chega às comunidades com toda a estrutura de telão, cadeiras e até carrinhos de pipoca, levando muitas vezes os diretores dos filmes para um bate-papo com o público, ao final da exibição.


Andréa Ponte Souza - 6/12/12

seja socio