São Paulo – Criado em 2007, o CineB é mais um exemplo da atuação do Sindicato Cidadão. O projeto, desenvolvido em parceria com a Brazucah Produções, leva cinema nacional a comunidades carentes da Grande São Paulo. Em 2013, foram 44 exibições que chegaram a um público de 4.950 pessoas.
Os espectadores, alguns dos quais nunca tinham visto um filme em tela grande, assistiram curtas e longas metragens produzidos no país – a maioria lançamentos –, de gêneros variados. Entre as produções, os longas de ficção Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios, Xingu e Vips, e os documentários Tropicália e Raça. Muitas das sessões contaram com debates após a exibição, com a presença de diretores, atores ou produtores dos filmes.
Também foi realizada, em dezembro, a 4ª edição do Prêmio CineB, que homenageia diretores dos filmes exibidos no ano e comunidades que receberam o projeto.
> Veja reportagem em vídeo sobre o Prêmio CineB
Histórico – Em seus sete anos, o CineB já comemora um público de mais de 40 mil pessoas, a exibição de 71 longas e 40 curtas nacionais, em mais de 300 sessões gratuitas.
Redação – 31/12/2013
Linha fina
Projeto do Sindicato, em parceria com a Brazucah Produções, completa sete anos promovendo o acesso de comunidades carentes ao cinema nacional
Imagem Destaque