São Paulo – Um dia para marcar a história de 51 mulheres, que a partir de agora são Promotoras Legais Populares (PLP). No sábado 30, ocorreu a formatura da 19ª turma de promotoras na sede do Sindicato, que com seu viés cidadão, sediou o curso e ofereceu toda a infraestrutura para que as participantes, daqui para frente, coloquem em prática o aprendizado sobre direito e cidadania.
De um lado, o orgulho de dirigentes sindicais por colaborarem com a realização de mais uma edição do curso. Do outro, a admiração das alunas, que comemoraram o fato de a presidência do Sindicato ter à frente uma mulher, Juvandia Moreira, que saudou as promotoras populares e conversou sobre a importância da luta, principalmente, pelo fim da violência contra a mulher.
A secretária de Formação do Sindicato e coordenadora do Centro de Pesquisas 28 de Agosto, Neiva Ribeiro, também comemorou a formatura das promotoras. “Para nós, o viés de Sindicato Cidadão é esse, viabilizar ações como a realização desse curso, que está diretamente ligado às nossas lutas de combate à violência contra a mulher, pela igualdade de oportunidade e pela democracia.”
Idealizadora do curso, Maria Amélia de Almeida Teles, a Amelinha, celebrou o passo dado. Ela é coordenadora da União de Mulheres de São Paulo e também do curso de PLP.
A secretária de Políticas Sociais da Fetec-SP, Crislaine Bertazzi, enfatizou a importância do curso: “São 51 mulheres que irão espalhar o que aprenderam para outras mulheres. Foram assuntos debatidos em nove meses ligados ao enfrentamento de preconceitos no mercado de trabalho, como lidar com a discriminação de gênero, a quem denunciar a violência e o que reivindicar do poder público”.
O curso de PLP foi realizado pelo Centro 28 de Agosto do Sindicato, futura faculdade dos bancários, em parceria com a Fetec-CUT/SP, União de Mulheres e Coletivo Dandara.
Gisele Coutinho – 2/12/2013
Linha fina
Entidade promoveu curso sobre direito e cidadania para 51 mulheres, que comemoraram conclusão no sábado 30
Imagem Destaque