São Paulo – Braço social do Sindicato, o Projeto Fundação Travessia fechou mais um ano repleto de atividades. Além das ações junto a crianças e adolescentes em situação de risco social e seus familiares – que incluem o dia a dia de arte-educadores junto a meninos e meninas no centro da capital e os projetos desenvolvidos em escolas e comunidades –, o Travessia atuou também no debate de questões importantes como a possível redução da maioridade penal e a abordagem de usuários de crack em São Paulo, sempre sob a perspectiva da defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e dos direitos humanos.
A maioridade penal foi tema de seminário realizado pela Fundação e o Sindicato, na sede da entidade, em novembro de 2013. O evento reuniu advogados, parlamentares, dirigentes sindicais e educadores que refletiram sobre o pensamento conservador que prega a redução da maioridade penal, reforçado principalmente pelos programas policiais sensacionalistas da televisão brasileira e que encontra margem em alguns deputados e senadores do Congresso. O seminário destacou a importância de se investir na prevenção ao invés da punição.
> Maioridade penal é tema de reflexão no Sindicato
Outro debate importante foi sobre atuação do Estado junto a usuários de crack. O seminário, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), foi realizado pelo gabinete do deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT), ex-presidente do Sindicato, e o Travessia, em abril. Especialistas na área criticaram a superficialidade da ação promovida pelo governo de São Paulo na região conhecida como cracolândia em 2012, e defenderam ações políticas abrangentes em áreas como lazer, cultura, educação.
> O que pode vir antes da internação compulsória?
Imposto sindical doado – Uma novidade em 2013 foi que pela primeira vez os bancários puderam doar ao Travessia, parte ou a totalidade do imposto sindical que é devolvido ao trabalhador pelo Sindicato. A campanha foi positiva e conseguiu doações de 933 bancários.
> Mais de 900 bancários doaram ao Travessia
Histórico – A Fundação Projeto Travessia é parte da atuação do Sindicato Cidadão, que vai além das questões corporativas dos bancários e desenvolve ações por igualdade, cidadania e justiça social. O projeto foi criado pelo Sindicato em dezembro de 1995 e se mantém por meio de parcerias públicas e privadas. Em 18 anos, o Travessia já atendeu a cerca de 13.700 pessoas, entre crianças, adolescentes e familiares.
Leia mais
> Travessia ajuda mãe a resgatar filho
> Atendido pelo Travessia vai do risco ao aprendizado
> Travessia promove cidadania por meio da arte
Redação – 31/12/2013
Linha fina
Além da atuação junto a crianças e adolescentes em risco social e dos projetos desenvolvidos nas comunidades, Fundação realizou seminários sobre maioridade penal e direitos de usuários de crack
Imagem Destaque