Pular para o conteúdo principal

Virada Inclusiva na capital e mais 62 municípios

Linha fina
Programação em São Paulo é pelo Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Ocorre na quarta 3, sábado e domingo
Imagem Destaque
São Paulo – Para marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro) começa na quarta-feira 3 e também ocorre nos dias 6 e 7, a 5ª edição da Virada Inclusiva. O evento ocorre na capital e mais 62 municípios do estado. São cerca de 750 atividades em ruas, praças, parques, museus e teatros. A estimativa é que reúna mais 30 mil pessoas em todo o estado.

A programação – inclusiva, acessível e gratuita – conta com atividades culturais, esportivas e de lazer para pessoas com e sem deficiência. É coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e organizada por meio de parcerias entre a Prefeitura de São Paulo e outros órgãos públicos e instituições da sociedade civil. Tem ainda como parceiros a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, o Metrô e o Atende.

A abertura foi às 9h da manhã de quarta, com apresentação dos Meninos do Morumbi no Memorial da Inclusão, que fica dentro do Memorial da América Latina, na Barra Funda.

Na programação noturna, o Sesc Santana promove o Jantar no Escuro, das 19h às 22h, onde o público é convidado a degustar pratos com os olhos vendados. No Sesc Bom Retiro, até as 20h30, tem a atividade Livros Falados. Entre as obras do acervo estão Pequeno Príncipe, Macunaíma e Vidas Secas.

Sábado e domingo – No segundo dia do evento, no sábado 6, ocorre a Caminhada pela Inclusão, que parte às 9h da Praça Oswaldo Cruz com destino ao Museu de Arte de São Paulo (Masp). No mesmo dia, das 9h às 12h, o Zoológico de São Paulo proporciona aos visitantes com e sem deficiência maior contato com os animais e informações sobre cada espécie. Entre as 11h e as 14h, o Sesc Vila Mariana terá vivência com cão-guia, na qual os participantes poderão fazer pequeno percurso de olhos vendados com os cachorros guiando.

No domingo 7, a partir das 9h, a Praça dos Ciclistas, na Avenida Paulista, será o ponto de encontro da Bicicletada Inclusiva. Nessa atividade, os ciclistas podem levar suas bicicletas ou utilizar as hand bikes, para pessoas com deficiência nos membros inferiores, e as tanden, em que uma pessoa sem deficiência pedala no assento da frente e o ciclista com deficiência visual, no de trás, disponibilizadas para o evento.


Agência Brasil, com edição da Redação – 3/12/2014
seja socio