Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Cultura

Sindicato recebe Feira de Artesanato e da Cultura Guarani

Linha fina
O evento será realizado pelo Sindicato nos dias 10 e 11, das 10h às 18h, e faz parte da programação cultural de dezembro
Imagem Destaque
Montagem: Linton Publio

A sede do Sindicato dos Bancários de São Paulo recebe a Feira do Artesanato e da Cultura Guarani, de povos originários da região de Parelheiros, zona sul da capital paulista. O evento será nos dias 10 e 11, das 10h às 18h. A sede do Sindicato fica na Rua São Bento, 413, Centro (Edifício Martinelli).

 A feira tem entrada gratuita e os visitantes poderão saber mais sobre a cultura Guarani da aldeia Tenondé Porã, em Parelheiros, e prestigiar as apresentações de dança e música, além de poder comprar produtos típicos como brincos, pulseiras, colares, instrumentos musicais e réplicas de animais esculpidos à mão. Haverá também oficina de pintura ritualística.

“O Sindicato já está se tornando referência na realização de diversas feiras, dentre elas as de produtos orgânicos, que ocorre todas as sextas, no Martinelliaos sábados, na Regional Paulista, e na 1ª e 3ª quintas do mês, na Regional Osasco. E outras, para valorizar e disseminar a cultura por meio do Sindicato Cidadão”, comenta Ernesto Izumi, diretor do Sindicato.

Regional Paulista recebe Feira da Sororidade

Cultura Guarani

Os índios guarani formam o maior povo em quantidade de indivíduos a viver no Brasil e vivem nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Pará, Santa Catarina e Tocantins.

Somente no país, há 57 mil indivíduos, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Também há indígenas guaranis vivendo na Argentina, Bolívia e no Paraguai onde se tem preservado na cultura, a língua guarani.

A maior parte dos guaranis vive na Bolívia, onde há 78,3 mil indivíduos. No Paraguai existem 41, 2 mil e na Argentina 6,5 mil.

seja socio