Dirigentes sindicais reuniram-se com a direção do Itaú para discutir e cobrar do banco medidas severas de prevenção contra a Covid-19 e gripe.
>Suspeita de Covid ou Influenza no local de trabalho? Informe ao Sindicato
Diante do aumento absurdo de contaminação pela variante ômicron do coronavírus (Sars-Cov-2) e Influenza (H3N2) na categoria, o Grupo de Trabalho de Saúde do movimento sindical elaborou um ofício com propostas no sentido de minimizar os riscos de contaminação pelos vírus que causam síndromes respiratórias. O documento foi entregue a representantes do banco na reunião realizada na tarde de quarta-feira 12.
> Influenza e Covid-19: não é hora de relaxar nos cuidados! Vamos juntos vencer a pandemia!
Dentre as exigências feitas pelo Sindicato, as principais são:
- Fornecimento de máscaras N95/KN95/PFF2, que fornecem proteção mais eficaz contra infecção de vírus que causam síndromes respiratórias;
- Testagem de todos os trabalhadores: bancários e terceirizados;
- Limitação de clientes dentro das agências;
- Contratação de empresa especializada para a sanitização e fechamento pelo período de 24 horas de agências com casos confirmados de Covid-19 ou Influenza;
- Ampliação da equipe de atendimento da telemedicina, que está congestionada devido à grande procura.
Por meio de consulta feita pelo Sindicato com a categoria bancária, 88% dos que participaram apontam casos de Covid-19 nos locais de trabalho.
“Trabalhadores estão sofrendo com a sobrecarga de trabalho devido ao grande número de afastamento devido à crise sanitária, causando adoecimento mental devido à pressão exagerada por metas.”
Sérgio Francisco, diretor do Sindicato e bancário do Itaú
Muitas denúncias estão chegando ao Sindicato diariamente apontando a infecção de colegas e o não cumprimento dos protocolos de saúde. Há denúncias de agências com casos das doenças que ficam fechadas por apenas uma hora para sanitização, e onde são utilizados produtos sem eficácia na higienização.
“Isso é um absurdo. Os bancários do Itaú pedem socorro. É inaceitável que um banco como o Itaú não cumpra os protocolos de saúde, colocando em risco a saúde dos trabalhadores. O movimento sindical aguarda um retorno positivo por parte do banco e cobra para que sejam atendidas todas as reivindicações, visando a preservação da saúde e das vidas dos trabalhadores e dos clientes.”
Sérgio Francisco, diretor do Sindicato e bancário do Itaú.
Procure o Sindicato
Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.
Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário ou whatsapp.
Redes Sociais - nossos canais no Facebook, Twitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.
Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.