Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Negligência

Itaú não cumpre corretamente protocolos de higienização contra o coronavírus

Imagem Destaque
Arte em desenho mostra concepções de vírus sob borrifada de produto de limpeza. Sobr, a embalagem do produto, um X indicando que é contraindicado

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região está recebendo denúncias referentes a falhas e desrespeitos ao protocolo de higienização contra o coronavírus em algumas agências do Itaú.

>Sindicato cobra do Itaú medidas severas contra Covid-19 e Influenza H3N2
>Covid-19 e Influenza: Sindicato se reunirá na terça 18 com a Fenaban para tratar do avanço da pandemia
>Em pesquisa do Sindicato, 88% dos bancários apontam casos nos locais de trabalho

Segundo as denúncias, alguns superintendentes estão adotando o uso de produto não recomendado na higienização das agências, principalmente o Lysoform, que não tem eficácia comprovada na eliminação completa da nova variante ômicron.

Além disto, a higienização de unidades com casos suspeitos e confirmados está sendo feita durante o expediente da agência, deixando funcionários e clientes vulneráveis à infecção.

>Suspeita de Covid ou Influenza no local de trabalho? Informe ao Sindicato

O Sindicato levou a situação ao conhecimento do banco, que se comprometeu a fazer o levantamento sobre o uso do produto. Informou também que está cumprindo as normas da portaria 20 do Ministério da Saúde – que estabelece as medidas a serem observadas pelas empresas visando a prevenção de riscos de transmissão da Covid-19 nos ambientes de trabalho –, e que está treinando o pessoal da limpeza a fazer a higienização correta das agências.

>Influenza e Covid-19: não é hora de relaxar nos cuidados! Vamos juntos vencer a pandemia!

“Mas o que estamos percebendo é que a situação não é bem esta. Conversando com uma funcionária da limpeza de uma agência, ela nos disse que não houve treinamento, e que a orientação é utilizar o Lysoform na limpeza da agência”, relata Sérgio Francisco, dirigente sindical e bancário do Itaú.

“Inacreditável que o Itaú orienta a utilização de um produto sem eficácia comprovada, que está sendo aplicado pelas funcionárias da limpeza sem a devida proteção, e que a higienização está sendo feita durante o expediente da agência, na presença de funcionários e clientes. Não podemos aceitar esta situação. O Itaú é responsável pela preservação da saúde de clientes e funcionários.”

Sérgio Francisco, dirigente sindical e bancário do Itaú

O Sindicato defende que a aplicação de produtos eficazes na eliminação do vírus deve ocorrer com a agência fechada e vazia, para que seja devidamente higienizada e ninguém corra risco de contaminação

Funcionários devem denunciar ao Sindicato o não cumprimento dos protocolos de higienização nos locais de trabalho, disponíveis IUconecta. O sigilo da denúncia é garantido (veja contatos abaixo).

Procure o Sindicato

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

 

seja socio