Após cobrança do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e da Apcef/SP, a Caixa consertou os sistemas de ar-condicionado das agências Sé, Parada de Taipas, Engenheiro Caetano e Tatuapé.
As cobranças à Caixa e os reparos só foram possíveis porque os empregados denunciaram os problemas ao Sindicato e à Apcef/SP, que reivindicam mais participação e agilidade da Gipes, e a retomada do Fórum de condições de trabalho a fim de obter mais eficácia na solução de problemas relacionados à infraestrutura.
Na agência Engenheiro Caetano (zona Norte), local onde os equipamentos de ar-condicionado haviam sido roubados, a Gilog reforçou a segurança e instalou novos aparelhos. Na Parada de Taipas (zona Norte) e na Sé (centro) foram efetuados reparos, e os sistemas de refrigeração voltaram a funcionar. Na agência Tatuapé (zona Leste) houve dificuldades com a manutenção dos aparelhos, mas, esta semana, a situação parece estar definitivamente devolvida. O Sindicato e a Apcef/SP continuarão acompanhando este último caso.
“As entidades denunciaram e cobraram seguidas vezes a solução dos problemas para a área responsável da Caixa, mas é importante frisar que, se as reuniões do Fórum de Condições de Trabalho estivessem sendo realizadas com regularidade, muitos destes problemas poderiam ter sido evitados ou solucionados com mais agilidade”, afirma o dirigente da Apcef/SP, André Sardão.
Fórum Regional de Condições de Trabalho
As entidades cobram da Gipes a retomada do Fórum Regional de Condições de Trabalho para resolução de problemas nas unidades.
O Fórum é uma conquista da Campanha Nacional dos Bancários de 2013, que foi idealizado para debater e solucionar problemas relacionados à infraestrutura física, de pessoas, jornada de trabalho, conflitos no ambiente de trabalho e acompanhamento de resultados nas unidades do banco. É formado por representantes da Caixa e das entidades que defendem os empregados, e foi uma das garantias mantidas no Acordo Coletivo de Trabalho firmado em 2020.
“É importante que o Fórum Regional seja efetivo, principalmente neste período que estamos passando por uma pandemia. Os empregados sofrem com problemas estruturais ano após ano e isto deveria ser tratado no Fórum. Desde setembro, a Caixa não agenda reuniões, e nunca foram tão importantes”, lembrou o diretor-presidente da Apcef/SP, Leonardo Quadros.
Caso esteja enfrentando problemas com o sistema de refrigeração de sua unidade, entre em contato com o Sindicato pela Central de Atendimento.
Procure o Sindicato
> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário.
> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.