Pular para o conteúdo principal

Iniciadas as negociações de 2024 entre CEE/Caixa e o banco público

Imagem Destaque
Representantes dos empregados da Caixa em negociação com o banco público

Foi realizada, na terça-feira 6, a primeira mesa de negociação de 2024 entre a Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) e a direção do banco público.

“Esta foi uma mesa inicial de negociação, na qual conseguimos importantes avanços como o compromisso do banco de promover a movimentação dos empregados antes das novas contratações; e a comprovação da condição de PCD por meio de documentação, e não mais pela junta médica do banco, que trouxe diversos problemas e constrangimentos com relação a diagnósticos tardios sobretudo”, relata a dirigente do Sindicato e empregada da Caixa, Vivian Sá.

“Apesar destas notícias, esta mesa começa evidenciando a quantidade enorme de desafios que temos pela frente, dado o atraso pelo qual a Caixa passou nos últimos anos, criando situações ruins para os trabalhadores que ainda não foram resolvidas. Reforçamos a cobrança por soluções urgentes para diversas questões pendentes também do final do ano passado, onde as negociações focaram no Saúde Caixa”, acrescenta.

Movimenta.caixa

Entre os avanços da negociação está o compromisso da Caixa, após reinvindicação da CEE/Caixa, de realizar a movimentação dos empregados antes das novas contratações. Os empregados devem manifestar interesse através do endereço movimenta.caixa, na intranet.

“A Caixa atendeu a nossa reivindicação e se comprometeu a realizar as movimentações antes das contratações do novo concurso. Os empregados que tiverem interesse devem manifestá-lo no movimenta.caixa. Em caso de dificuldades, ou situações pontuais, os trabalhadores devem entrar em contato com o Sindicato”, orienta Vivan.

Concurso e PDV

A Caixa anunciou, em janeiro, a realização de novo concurso público em 2024, com previsão para quatro mil vagas. A CEE/Caixa avalia que o número é insuficiente para suprir a demanda por trabalhadores no banco, especialmente em razão do PDV.

“O concurso, além de repor os trabalhadores que saírem por meio do PDV, deve aumentar o número de empregados no banco, mas a notícia de que serão apenas 4 mil nos preocupa”, pontua a dirigente.

A Caixa informou que tanto o PDV quanto o concurso estão em fase final de aprovação junto a Sest, (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais) e ao Ministério do Orçamento da Gestão e Inovação. Já que ainda não tem possui aprovação nestas instâncias, o banco afirmou não poder adiantar informações. Porém, após solicitação da CEE/Caixa, o banco assumiu o compromisso de que não haverá qualquer tipo de pressão para adesão ao plano de demissão.

Comprovação da condição de PCD

A Caixa informou que atendeu agora uma das reivindicações da CEE/Caixa, feitas no ano passado, em relação aos empregados PCDs. Desde o início do ano, estes trabalhadores não necessitam mais comprovar a condição de PCD por meio de junta médica, sendo necessária apenas a comprovação por meio da apresentação de documentos.

“Felizmente o banco atendeu a nossa reivindicação e acabou com essa situação constrangedora, na qual colegas diagnosticados por especialistas eram obrigados a passar por junta médica do banco, que em poucos minutos decidia se eram PCDs ou não”, enfatiza Vivan Sá.

Funções por Minuto

A Caixa não apresentou nenhuma nova proposta para o retorno da designação das funções de caixas e tesoureiros. Apenas manteve a proposta, já rejeitada pelos empregados em 2023 e novamente nesta primeira mesa de negociações de 2024, da migração compulsória da jornada de oito para seis horas, com redução salarial proporcional e possibilidade de acordo em Comissões de Conciliação (CCV).

A CEE/Caixa solicitou, mais uma vez, a volta da designação efetiva para os cargos de caixas e tesoureiros. A Caixa se comprometeu a retornar a discussão, e indicou que pretende resolver a questão num esforço de retomar as nomeações.

Também foi reivindicado que a Caixa não faça o recolhimento das funções que ficarem vagas, nas áreas meio e agências, em decorrência do PDV, para que o movimenta.caixa tenha efetividade.

Assuntos pendentes

Na negociação, a CEE/Caixa cobrou da Caixa soluções para diversos assuntos pendentes:

  • Redução de jornada para pais ou cuidadores de PCDs;
  • Priorização de PCDs e de empregados com filhos menores de seis anos na alocação em vagas com possibilidade de home office;
  • retomada da discussão no GT Promoção por Mérito para definição urgente de critérios paro o pagamento dos deltas;
  • Negociação sobre o processo de reestruturação;
  • Agendamento de negociação específica sobre teletrabalho;
  • Minha Trajetória;
  • Debate sobre PFG/SEU/PSI;
  • Metas abusivas;
  • Comissão de Diversidade;
  • Gipes e Repes;
  • GT Condições de Trabalho;
  • GT Tripartite sobre Funcef;

Por fim, os representantes dos empregados lembraram a Caixa sobre o pagamento da PLR já pactuado para até 31 de março, e solicitaram a antecipação desta parcela para assim que o balanço for disponibilizado.

Os representantes da Caixa informaram que vão encaminhar todas as demandas, que serão respondidas na próxima reunião.

seja socio