Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Participe!

Nova plenária com demitidos e da ativa do Will Bank nesta quinta 12, às 19h

Imagem Destaque
Mulher negra e jovem em frente a um computador e com semblante sério

Nesta quinta-feira 12, às 19h, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região realizará nova plenária virtual com os trabalhadores demitidos e da ativa do Will Bank. Acesse por meio deste link.

A primeira plenária virtual, realizada no último dia 5, reuniu mais de 300 trabalhadores. Participaram, a presidenta do Sindicato, Neiva Ribeiro, os advogados da entidade Cynthia Valente e Diego Bochnie, e a dirigente Irene Juarez.

“Ouvimos os bancários e suas dúvidas, informamos sobre o ofício enviado ao liquidante e, por sugestão dos próprios trabalhadores, nos comprometemos a fazer reuniões periódicas a fim de apoia-los, dentro das nossas possibilidades”, destaca Irene.

“Nesse momento, é extremamente importante nos mantermos unidos a fim de buscar soluções para os trabalhadores do Will Bank”, finaliza a dirigente.

Entenda

Após o Banco Central (BC) decretar a liquidação do Will Bank, no último dia 21 de janeiro, o Sindicato iniciou monitoramento para garantir que nenhum direito dos trabalhadores fosse desrespeitado. A instituição pertencia ao grupo Master, que estava desde novembro sob regime de administração especial temporária.

Logo após o anúncio, trabalhadores relataram ao Sindicato a perda imediata de acesso aos sistemas internos. Em reunião virtual, foram informados apenas que o BC assumiria a gestão da instituição, através do liquidante nomeado.

A liquidação é aplicada quando o BC considera que a instituição financeira não tem condições de se recuperar. Nesse caso, as operações da instituição são paralisadas e ela é excluída do sistema financeiro nacional.

O Will Bank contava com mais de 700 empregados ativos, somente na financeira (dados do BC, de outubro de 2025). O Sindicato busca contato com a equipe do liquidante nomeada pelo BC solicitando reunião.

O objetivo é assegurar que o processo de encerramento não resulte em penalizações aos trabalhadores e que todas as verbas rescisórias e direitos previstos na lei e na Convenção Coletiva de Trabalho sejam respeitados.

Fortaleça a luta pelos seus direitos!

Neiva Ribeiro destaca a importância de se manter sindicalizado. “Ao se filiar, você passa a fazer parte da luta permanente por melhores condições de trabalho. Quanto maior o número de associados, mais forte se torna a representatividade da nossa entidade, ampliando sua capacidade de mobilização e de atuação nas mesas de negociação com os bancos.”

“Foi essa união e força coletiva da categoria organizada que garantiu, ao longo dos anos, importantes conquistas, como a PLR, o VA, o VR, entre muitos outros direitos. Associe-se já e contribua para o fortalecimento dessa luta em defesa dos nossos direitos”, acrescenta a dirigente.

seja socio