Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Itaú

Mesmo cumprindo meta, trabalhadores do Itaú ficam sem remuneração

Linha fina
Parte dos bancários que fazem parte de equipe ligada a políticas do Bacen não recebeu benefício
Imagem Destaque
Dooder/Freepik

São Paulo – Reconhecer que os bancários cumpriram metas e compromissos é sempre positivo. O problema começa quando parte de uma equipe recebe os louros (e a remuneração) por isso e outra parte fica de fora do reconhecimento. É o que aconteceu no Itaú, onde parte da equipe ligada a políticas ligadas ao Banco Central (Bacen) não foi contemplada com a remuneração variável pelo cumprimento de metas.

Apesar da reivindicação de que todas as remunerações variáveis sejam negociadas com o movimento sindical, estabelecendo regras claras para quem estará elegível para recebê-las, neste caso isso não aconteceu. O Itaú criou um critério próprio para os trabalhadores que realizam atividades vinculadas ao Bacen, pagando em 27/03 a quantia de R$ 2,5 mil para cada bancário por ‘reconhecimento ao trabalho realizado’.

O problema é que inúmeras áreas do banco possuem metas relacionadas ao Bacen e a órgãos públicos e que ficaram de fora do bolo. “São pessoas que trabalham com áreas vinculadas a políticas, monitoramento, acompanhamento sistêmico, entre outros, visando à redução do nível de reclamações vinculados ao órgão, já que o banco é uma das instituições mais vulneráveis no âmbito das reclamações”, explica o dirigente sindical Júlio Cesar.

O banco justifica a diferenciação dizendo que só tem direito aos valores os trabalhadores que tiverem a meta de redução estipulada no contrato de metas.

“No entanto, todos foram chamados a responsabilidade para que a meta fosse atingida, e agora os gestores fazem reuniões internas pedindo que os funcionários sejam ‘maduros’ e que compreendam que o banco não pode pagar para todos”, completa Júlio, lembrando que os gestores possuíam a meta em seus contratos e receberam o valor, já os subordinados foram os mais prejudicados.

O Sindicato se posicionou contra a diferenciação no pagamento dos trabalhadores e cobrou que todos os que participaram da construção do resultado sejam beneficiados. “É inadmissível todos trabalharem e, por um erro unilateral do banco, sem convencionar com o Sindicato ou com os trabalhadores, optar a pagar o valor para apenas um grupo não valorizando o coletivo de funcionários envolvidos”, finaliza. 

seja socio