Após cobrança do Sindicato e Comando Nacional dos Bancários, o Itaú comunicou que suspenderá as demissões durante a pandemia de coronavírus, a não ser no caso de justa causa ou desvio ético. O banco informou também que os trabalhadores que mantiverem a média dos últimos 3 meses no programa Agir, ou piso de no mínimo 1.000 pontos do segundo maior, não terão perdas neste momento. De acordo com o Itaú, está sendo montado um forte plano para redução da operação, de modo que mais bancários trabalhem de casa.
Tempo Real: Acompanhe as notícias sobre o Coronavírus nos bancos
“Essa é uma vitória da atuação do Sindicato e demais entidades representativas na defesa da saúde dos bancários. A suspensão das demissões traz maior tranquilidade ao trabalhador. O momento exige que a vida das pessoas seja priorizada e consideramos de extrema importância garantir tranquilidade e segurança aos bancários neste difícil período”, enfatiza a presidenta do Sindicato e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, Ivone Silva.
“Nossa cobrança é para que as metas sejam totalmente suspensas enquanto durar a pandemia de coronavírus. Não faz sentido que as metas sejam cobradas como se não houvesse uma gravíssima crise a ser enfrentada no país e no mundo. Além disso, para preservar a saúde de clientes e bancários, reivindicamos que somente sejam realizados nas agências atendimentos considerados essenciais como compensação bancária, redes de cartões de crédito e débito, caixas bancários eletrônicos e outros serviços não presenciais”, acrescenta Ivone.
> Bancários exigem atendimento apenas de serviços essenciais nas agências
Anteriormente, o Itaú já havia anunciado a antecipação do pagamento do 13° salário integralmente aos funcionários até o dia 27 de abril.
Procure o Sindicato
O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar
> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário
> Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19)
> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail