Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Dia Internacional da Mulher

Mulheres nas ruas domingo 8. Em São Paulo, ato é na Paulista

Linha fina
Atos pelo Dia Internacional da Mulher, em todo o país, são por direitos, em defesa da democracia e pelo fim da violência. Na capital paulista a concentração é às 14h, em frente ao Parque Mário Covas (a duas quadras do Masp)
Imagem Destaque
Arte: Linton Publio/Seeb-SP

Com o tema ‘Resistência tem Nome de Mulher’, as mulheres irão às ruas em todo Brasil neste domingo 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Os atos serão em defesa da democracia, da educação, da saúde, dos empregos, pelo fim do feminicídio e contra o desmonte das políticas sociais.

Em São Paulo, a concentração será a partir das 14h, na Av. Paulista 1853, em frente ao Parque Mário Covas (a duas quadras do Masp). Mas bancárias se reunirão um pouco antes, às 13h, no Espaço Cultural Lélia Abramo (Rua Carlos Sampaio, 305, ao lado do metrô Brigadeiro), e de lá partem em marcha para o local do ato. 

“O Brasil está entre os países com maior taxa de feminicídios. Além da violência física, as mulheres também são as que mais sofrem com o desmonte do Estado e de suas políticas públicas, como saúde e educação. Por isso, nesse momento de inúmeros ataques à cidadania, nós bancárias vamos às ruas junto com as demais trabalhadoras para defender a soberania nacional, os bancos públicos, que são fundamentais para o desenvolvimento do país, a democracia que está ameaçada e melhores condições de trabalho nos bancos. Convido as bancárias de bancos públicos e privados a se juntarem a nós”, conclama a presidenta do Sindicato, Ivone Silva.

> Sem políticas públicas, feminicídio aumentou em 7,3% no Brasil

Ivone lembra que este ano as bancárias tiveram uma importante conquista. Em mesa de negociação, no dia 19 de fevereiro, a Fenaban (federação dos bancos) acatou proposta do Comando Nacional dos Bancários e aceitou criar um canal de atendimento a bancárias vítimas de violência. “Pretendemos assinar esse acordo ainda em março. A ideia é criar mecanismos para amparar as bancárias que muitas vezes acabam sofrendo caladas”, diz a dirigente, que é uma das coordenadoras do Comando.

A dirigente destaca ainda que o Sindicato tem uma iniciativa pioneira nesse sentido: possui plantão jurídico para atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica. Saiba mais aqui.

> Ivone Silva: Sindicato é pioneiro no atendimento jurídico a mulheres vítimas de violência

UNI lança campanha por ratificação da Convenção 190 da OIT

Veja algumas das atividades do mês da mulher

Dia 8 – 14h
Ato Unificado na Avenida Paulista
Local da concentração: Av. Paulista 1853, em frente ao Parque Mário Covas (a duas quadras do Masp)

Dia 14
Protesto pelos dois anos do assassinato de Marielle Franco (divulgação das atividades em breve)

Dia 18
Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público, Estatais, Emprego e Salário, Soberania, Defesa da Amazônia e Agricultura Familiar (mais detalhes em breve)

Confira aqui outros eventos do mês.

seja socio