Pular para o conteúdo principal

No Radar Santander, Sindicato protesta contra fraude na representação sindical

Imagem Destaque
Dirigentes do Sindicato em frente ao Radar Santander, local onde foi realizado protesto contra fraude do banco na representação sindical e na contratação dos trabalhadores

Nesta quinta 7, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região promoveu protesto, no Radar Santander, contra a prática do banco espanhol de transferir bancários para empresas do seu próprio grupo, com CNPJs diferentes, para retirá-los da categoria bancária, cortando direitos e reduzindo a remuneração.

O movimento mais recente do banco neste sentido foi a migração da área de Facility para a SX Tools, anunciada no final de janeiro.

Escorado pela reforma trabalhista, desde o segundo semestre de 2021 o Santander vem transferindo trabalhadores para outras empresas pertencentes ao mesmo conglomerado, como STI, SX, Santander Corretora, F1RST, Prospera, e SX Tools. Cada uma vinculada a um sindicato diferente.

Desde então, o Sindicato vem denunciando e realizando uma série de protestos contra esta fraude que visa rebaixar salários, retirar direitos e enfraquecer a organização dos trabalhadores.

“Avaliamos que esta prática do Santander configura fraude na representação sindical destes trabalhadores transferidos para outras empresas do grupo, que deixam a categoria e, consequentemente, perdem direitos e remuneração. No ato de hoje dialogamos com os trabalhadores do Radar e ficou muito claro que os bancários querem permanecer como bancários”, diz o dirigente do Sindicato e bancário do Santander André Camorozano.

Também foi abordada no protesto desta quinta-feira a reestruturação (multicanalidade) da rede de agências, tema que está em discussão em mesas de negociações entre o banco e a COE Santander (Comissão de Organização dos Empregados do Santander).

Teatro

Durante o ato no Radar, foi encenada uma peça teatral que denunciou, de forma bem humorada, os principais problemas enfrentados pelos bancários do Santander, especialmente nas redes de agências, além da fraude praticada pelo banco espanhol para fragmentar a categoria, cortar direitos e achatar a remuneração.

“Para o Sindicato, trabalhou para o banco bancário é. Seguiremos na luta para que todos os empregados do Santander sejam devidamente enquadrados como bancários, com a mesma representação e direitos da nossa categoria, uma das mais fortes e organizadas do país”, conclui André Camorozano.

Folha Bancária especial

Também foi distribuída aos trabalhadores do Radar Santander a edição especial da Folha Bancária - Mês das Mulheres.

"As bancárias que trabalham no banco Santander no Brasil representam 60% dos empregados, merecem mais igualdade de oportunidade na carreira, além da conquista da igualdade salarial com os homens, entre outras conquistas que vamos reivindicar na campanha salarial 2024", destaca a diretora executiva da Fetec-CUT/SP e coordenadora da COE Santander (Comissão de Organização dos Empregados do Santander), Wanessa de Queiroz Paixão.

O Sindicato está ao seu lado

A Secretaria de Assuntos Jurídicos do Sindicato está à disposição dos trabalhadores das empresas terceirizadas do Santander para análise e encaminhamento de ação jurídica contra fraudes na contratação.

Por meio do seu Canal de Denúncias, a entidade permanece à disposição para denúncias sobre as condições de trabalho, assédio e outras irregularidades em todas as empresas do grupo econômico do Santander.

seja socio