Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Retrocesso

INSS veta entrega de resultado de perícia no mesmo dia

Linha fina
Federação que representa os servidores da Previdência promete recorrer aos órgãos de controle para exigir a revogação da regra. Subnotificação de acidentes é outro problema enfrentado pelos trabalhadores brasileiros
Imagem Destaque
Foto: Divulgação

Os trabalhadores da Previdência Social foram surpreendidos com a decisão do INSS de proibir a entrega do resultado da perícia médica nas agências, no mesmo dia da realização do exame. O memorando, expedido no dia 5 de abril, ainda prevê apuração de responsabilidade para o servidor que descumprir a determinação. Para a Fenasps, federação que reúne os sindicatos da categoria, essa proibição é uma afronta ao direito de informação, pois veda que trabalhadores tenham acesso imediato ao resultado das perícias.

Em carta enviada ao presidente do INSS, Leonardo de Melo Gadelha, a entidade lamenta que o órgão ignore que a maioria do público atendido tem grande dificuldade de acesso aos meios tecnológicos, ou porque mora em rincões distantes ou porque não tem familiaridade com a internet. Depois de aguardarem meses para se submeterem a uma perícia, não terão o direito de conhecer o resultado do exame.

“Como se não bastassem as dificuldades que o trabalhador enfrenta quando é vítima de acidente ou adquire doença do trabalho, começando pelo descumprimento da lei por parte de empresas que se negam a emitir a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), passando pelo tratamento desumano de alguns peritos que negam sem critérios os benefícios, agora ainda o impedem de ter acesso à decisão, que é um documento pessoal dele” critica Fabiana Matheus, diretora de Administração e Finanças da Fenae.

Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social de 2014, o último divulgado pelo governo federal, a Caixa Federal é uma das empresas do ramo financeiro que menos notifica acidentes de trabalho. Nos demais bancos, apenas 28,3% dos transtornos mentais e comportamentais e 35,85% das doenças do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo foram notificados como acidentes. Na Caixa, no mesmo período, os índices foram ainda menores: 20,12% e 8,96%, respectivamente.

Quanto à proibição de entrega dos resultados das perícias, a Fenasps afirmou que irá buscar o Ministério Público, a Defensoria Pública e outros órgãos de controle para denunciar a situação e exigir a revogação do referido memorando.

seja socio