Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Editorial

Mudança prejudica o país

Imagem Destaque
Imagem: Divulgação

O governo Temer anunciou na última sexta feira (31/3) mudança na taxa de juros de longo prazo (TJLP), que serve de referência para os empréstimos do BNDES.

A medida do governo vai substituir a TJLP pela TLP a partir de 1º de janeiro de 2018. Essa nova taxa será definida pela inflação, fazendo com que o juro cobrado pelo BNDES se aproxime dos valores de mercado.

Com a alteração, o financiamento de longo prazo para indústrias, máquinas, equipamentos e infraestrutura será encarecido, reduzindo os investimentos na economia brasileira, e, consequentemente o emprego e a renda. O aumento do custo financeiro das empresas será repassado aos consumidores finais gerando aumento do nível geral de preços.

A mudança de cálculo da TJLP faz parte de um conjunto de medidas e reformas que visam diminuir a atuação do Estado na promoção do desenvolvimento econômico e social, entregando para o mercado inclusive a gestão das politicas públicas, como no caso da reforma da Previdência e no congelamento dos gastos públicos em saúde e educação. O desmonte dos bancos públicos é mais uma peça desse trágico quebra-cabeça. 


Juvandia Moreira
Presidenta do Sindicato

Leia mais
> Veja nota oficial do Sindicato sobre o assunto
> Qualidade no atendimento se faz com mais bancários
 

seja socio