Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Lei 7.102

Sindicato reforça: sem vigilante, agência não abre

Linha fina
Lei tem mais de trinta anos e é bem clara, mas banqueiros insistem em dar de ombros para a segurança dos trabalhadores e forçam funcionamento ilegal
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

São Paulo - Os banqueiros não aprendem. Em toda paralisação da categoria eles escancaram seu desprezo com os trabalhadores ao tentarem abrir agências sem vigilantes. Nesta sexta 28, greve geral da categoria, não está sendo diferente. E o Sindicato volta a dizer: sem vigilante, agência não pode abrir.

A lei é a 7.102, lá de 1983, ou seja, os banqueiros estão carecas de saber. E ela diz o seguinte em seu artigo primeiro: "É vedado o funcionamento de qualquer estabelecimento financeiro onde haja guarda de valores ou movimentação de numerário, que não possua sistema de segurança com parecer favorável à sua aprovação, elaborado pelo Ministério da Justiça, na forma desta lei". Logo a seguir, no segundo, deixa claro: "O sistema de segurança referido no artigo anterior inclui pessoas adequadamente preparadas, assim chamadas vigilantes; alarme capaz de permitir, com segurança, comunicação entre o estabelecimento financeiro e outro da mesma instituição, empresa de vigilância ou órgão policial mais próximo (...)."

"Está bem claro, há mais de três décadas, que não pode abrir agência sem vigilante. Então, em caso de se separar com esse desrespeito, denuncie para o Sindicato", avisa a diretora do Sindicato Marta Soares.

Leia mais
> História chama e bancários novamente dizem: presente!
Bancos não podem descontar adesão à greve geral

seja socio