Em reunião nesta segunda-feira (27), o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que coordena o Comando Nacional dos Bancário, ao lado da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa, conseguiu a manutenção do rodízio semanal entre os empregados no atendimento presencial da agência e a continuidade dos empregados das áreas meio no trabalho remoto. As medidas são cobranças do Sindicato para mitigar os efeitos da pandemia de coronavírus nos trabalhadores e nos clientes.
> Tempo Real: Acompanhe as notícias sobre o Coronavírus nos bancos
> Perguntas e Respostas sobre o Coronavírus nos bancos
O rodízio ameniza uma preocupação dos empregados com as imensas filas, o risco de contaminação e a emergência por receber o auxílio emergencial de grande parte da população. A Caixa garantiu que a adesão ao programa de atendimento, o Quero Atender, é voluntária e não pode ser feita de forma convocatória ou impositiva. Caso isto esteja acontecendo na sua agência, denuncie ao Sindicato.
> Caixa: trabalho “voluntário” uma ova!
Empregados também denunciaram que alguns deles estão sendo encaminhados para lotéricas por conta das filas naquelas agências, mas a Caixa negou que isso seja uma recomendação. O Sindicato orienta os bancários a denunciarem caso isso ocorra.
Comunicação ineficaz
Outro ponto importante, e que já tem sido cobrado pelos bancários há algum tempo, é a ampliação das campanhas de comunicação sobre o auxílio emergencial, principal fator de aglomerações fora e dentro de agências.
"A maior parte do atendimento tem sido para sanar dúvidas das pessoas, e as agências não são o espaço para que isso aconteça. É preciso que o Governo Federal faça uma campanha massiva de comunicação para esclarecer as dúvidas das pessoas que serão beneficadas e também se aproxime de prefeituras, entidades e movimentos sociais para ampliar o alcance das ações", cobra o dirigente sindical e coordenador do CEE-Caixa, Dionísio Reis.
Outras ações foram cobradas durante a reunião. Elas tem sido implantadas, ainda que de forma lenta, como segurança desarmado para organizar as filas, as proteções de acrílico nos caixas e os equipamentos de proteção individual (EPI) para todos empregados
Uma nova reunião, fruto de um pedido do Sindicato enviado em março, foi marcada para a próxima quarta-feira (29), na qual o banco trará uma proposta para garantir a inclusão de todos no Saúde Caixa, inclusive as pessoas com deficiencia que entraram recentemente no banco.
> Leia cartilha sobre Saúde Caixa para Todos
Procure o Sindicato
O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Ou ainda está está demitindo, propondo redução de salário e suspensão de contrato? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar
> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat ou solicitação via formulário
> Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19)
> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail