Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Covid-19

Santander atende reivindicação sobre testagem

Imagem Destaque
Foto: Reprodução

Atendendo a novas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e também às reivindicações do movimento sindical, o Santander anunciou novas medidas para prevenção e controle da Covid-19, incluindo novas regras de testagem sorológica.

Agora, os testes para constatantes (pessoas que tiveram contato com alguém contaminado) serão no 5º dia após o contato com um caso confirmado de infecção com o novo coronavírus, mesmo que assintomático.

Nestes cinco dias, o trabalhador aguardará em casa e seu ponto eletrônico será abonado com uma justificativa específica para isto. Se o teste der negativo, o bancário volta ao trabalho e em caso de resultado positivo ele permanece afastado.

“É muito importante que todos os trabalhadores que sintam sintomas comuniquem imediatamente o gestor e entrem em contato com a telemedicina do banco. A partir daí, o Santander dará início aos procedimentos de testes para todos que tiveram contato com ele, afastando sua equipe e higienizando adequadamente o local. As instruções estão disponíveis no portal RH para gestores e para toda a equipe”, orienta a coordenadora nacional da Comissão de Empregados Santander, Lucimara Malaquias.

A dirigente sindical lembra ainda que, a princípio, o banco pretendia apenas implementar a recomendação da OMS em seus protocolos de testagem sorológica no 5º dia, mas os funcionários contatantes deveriam aguardar em casa e ficariam devendo horas pro banco.

“O movimento sindical cobrou que esses trabalhadores fossem abonados, uma vez que o afastamento não seria uma responsabilidade deles e que eles já estão arriscando, diariamente, sua saúde indo trabalhar em meio à pandemia e que portanto suas horas deveriam ser abonadas. O banco atendeu nossa reivindicação e, por isso, é muito importante que os trabalhadores sigam as instruções corretamente”, diz Lucimara.

Ainda há pontos frágeis no protocolo de saúde do Santander e o movimento sindical tem cobrado a implementação de medidas adicionais para garantir a segurança sanitária dos trabalhadores, além de um padrão de protocolo que abranja todos os bancos.

Ela acrescenta que, caso os trabalhadores identifiquem que o banco não está cumprindo os protocolos, eles devem acionar o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Deixe seu contato que vamos te ligar 

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

 Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.