Nesta quarta-feira, 24 de abril, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, em protesto contra o avanço da terceirização nas centrais de atendimento do Itaú, lançou a campanha O Futuro Não Pode Ser Terceirizado.
Neste momento, cerca de 350 bancários lotados no Centro Tecnológico (CT) correm o risco de perderem seus empregos na Central PJ por conta da terceirização.
Para marcar o lançamento da campanha, o Sindicato realizou um ato na Avenida Paulista, um dos maiores centros financeiros da América Latina, no qual distribuiu uma carta aberta aos clientes do Itaú, denunciando os riscos decorrentes da terceirização das centrais de atendimento para a segurança e sigilo dos seus dados pessoais.
“Banco feito de futuro. Este é o mote da atual campanha publicitária do Itaú, veiculada em todas as mídias, com a participação de uma estrela internacional que, segundo rumores, teria recebido um cachê de mais de R$ 60 milhões. Porém, ao mesmo tempo em que se projeta para o futuro, o Itaú avança com a mais atrasada das empreitadas: demitir centenas de trabalhadores e terceirizar as centrais de atendimento”, enfatiza o dirigente do Sindicato e bancário do Itaú Edegar Faria.
“A terceirização das centrais não prejudica apenas os bancários, que estão com seus empregos em risco, e precariza as relações de trabalho, uma vez que terceirizados possuem remuneração bem menor e menos direitos que o trabalhador bancário, como também lesa os clientes, que nem ao menos sabem quais empresas estão de posse dos seus dados”, acrescenta.
Como ajudar nessa campanha?
• Convide seus amigos a realizarem comentários contrários à terceirização nas redes sociais do Itaú;
• Se forem correntistas, peça que eles registrem uma reclamação na Ouvidoria do banco, pelo telefone 0800 570 0011;
• Também pode ser feita uma reclamação no site do Banco Central (bcb.gov.br) > Cidadão > Fale conosco para dúvida e reclamação > Reclamação contra instituição financeira).