Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Contra o Desmonte

Por concurso público e contratações no Banco do Brasil

Linha fina
Funcionários protestaram em frente ao prédio da São João e na Compe, no início da tarde da segunda-feira, contra a transferência impositiva de escriturários dos departamentos para agências; quarta-feira tem nova manifestação
Imagem Destaque
Foto: Seeb-SP

Bancários do BB realizaram atos contra a transferência imposta de dezenas de trabalhadores de departamentos da empresa para tentar suprir a falta de funcionários em outros locais de trabalho. Os protestos foram realizados no início da tarde da segunda-feira 28, em frente ao prédio São João, na Rua São Bento, e na Compe, na Vila Clementino. Foi distribuída carta aberta aos bancários e à população, exigindo da direção do BB a realização de concurso público e a contratação de trabalhadores.

Na sexta-feira 25, o Banco do Brasil anunciou que irá transferir ao menos 90 escriturários de áreas meio (licitações, suporte a negócios e administração predial, entre outros) para as agências. Contudo, o BB deu apenas dois dias para os funcionários escolherem qual o novo local de trabalho. Após esse período, a transferência será compulsória e sem data divulgada.

O ato na Rua São Bento juntou dezenas de funcionários do BB do complexo São João entre o meio-dia e às 13h. “Queremos que o banco contrate funcionários, melhore as condições de atendimento à população e as condições de trabalho. O BB quer transferir funcionários de forma impositiva dos departamentos para as agências. Sabemos que os locais de trabalho estão precarizados pelas reformas que o banco fez recentemente, mas precisamos é de concurso público. Além disso, é importante salientar que a direção do BB pratica violência sem tamanho com trabalhadores ao fazer esse tipo de imposição”, enfatiza Ernesto Izumi, funcionário do banco e diretor executivo do Sindicato.  

Na Compe

No prédio da Compe, na Vila Clementino, zona sul de São Paulo, funcionários e dirigentes estiveram reunidos no mesmo horário. Segundo a dirigente e funcionária do BB Adriana Ferreira, na concentração escriturários também foram atingidos pela transferência automática.

“O banco, propositalmente, fez o anúncio na sexta-feira à tarde e exigiu dos funcionários afetados manifestação até a quarta-feira, véspera de feriado, um prazo curto demais e desrespeitoso”, ressalta a dirigente.

> Fortaleça a luta por seus direitos

Quarta-feira de preto e mobilização

No ato da Rua São Bento, bancários do complexo São João, junto com o Sindicato, decidiram pela realização de uma nova manifestação na quarta-feira contra o desmonte do BB. Na ocasião, os funcionários usarão fitas pretas nos braços para protestar contra as medidas impostas pela direção do banco e exigirão respeito aos funcionários e à população brasileira. 

A quarta-feira também será dia de mobilização contra o desmonte da Petrobras, da Eletrobras, do BB, da Caixa e das demais empresas públcas pelo governo ilegítimo de Temer! Pela manhã,  a Faculdade 28 de Agosto e o Sindicato, em pareceria com o Idec, promovem um seminário em defesa do BB, da Caixa e do BNDES. Depois, haverá um ato em frente à Bovespa em defesa de todas as empresas públicas.

seja socio