Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Pandemia

Coronavírus: uso de máscara por bancários é obrigatório no Santander

Linha fina
Sindicato segue em tratativas com o banco espanhol para que forneça o equipamento, na quantidade necessária, para todos os bancários. Entidade também orienta que o cliente, caso precise de fato ir à agência, também faça uso de máscara para a sua proteção e também do trabalhador que irá atendê-lo
Imagem Destaque
Imagem: Alexey_Hulsov/Pixabay

O Santander determinou que é obrigatório o uso de máscaras pelos bancários que estão atuando presencialmente nos locais de trabalho, sejam agências ou departamentos. O Sindicato segue em tratativas com o banco espanhol para que forneça o equipamento de proteção, em quantidade adequada, para todos os trabalhadores. Além disso, a entidade orienta que o cliente que precise de fato ir até uma agência, o que só deve ocorrer em último caso, também faça uso de máscara para se proteger e também para proteger o bancário que irá lhe atender. 

Tempo Real: Acompanhe as notícias sobre o Coronavírus nos bancos
Perguntas e Respostas sobre o Coronavírus nos bancos

“A decisão de estabelecer a obrigatoriedade do uso de máscaras em todo o local de trabalho é acertada. Vivemos um momento crítico e devemos nos proteger ao máximo. É bom ressaltar que se faz necessário o uso correto das máscaras, sem tira e põe, sem tocá-la, apenas nas alças, observando o período máximo de três horas para utilização ou antes, se estiver úmida (veja mais orientações abaixo)”, diz o dirigente sindical e bancário do Santander Alberto Maranho. 

“Estamos em tratativas constantes com o banco no intuito de que ele forneça o equipamento, na quantidade necessária, para todos os bancários. Ainda assim, orientamos que todos os bancários, mesmo que ainda não tenham recebido o equipamento do banco, busquem adquirir e usar a máscara tanto no local de trabalho como nos deslocamentos. Inclusive, a partir desta segunda 4, a Prefeitura de São Paulo, que já havia recomendado em decreto o uso de máscaras artesanais para toda a população, sem prejuízo de todas as recomendações de higiene e de isolamento social, determinou também a obrigatoriedade do uso de máscara nos transportes públicos, táxis e carros de aplicativo”, acrescenta. 

Por fim, o dirigente faz um apelo para que o cliente que de fato precise ir até uma agência também faça uso da máscara. "Assim, você se protege e protege também o profissional que está ali para te atender. Eu protejo você, e você me protege."

Decreto estadual 

O governador de São Paulo, João Doria, anunciou que publicará na terça-feira 5 um decreto que torna obrigatório o uso de máscaras para todos os cidadãos que circularem pelas ruas das cidades. Segundo o governo, a medida passa a valer a partir da quinta-feira 7. A regulamentação sobre a fiscalização e punições será de responsabilidade das prefeituras. 

Como colocar, usar, tirar e descartar uma máscara

• Antes de colocar uma máscara, lave as mãos com um desinfetante à base de álcool ou água e sabão.

• Cubra a boca e o nariz com a máscara e verifique se não há espaços entre o rosto e a máscara.

• Evite tocar na máscara enquanto a estiver usando; se o fizer, lave as mãos com um desinfetante à base de álcool ou água e sabão.

• Troque sua máscara assim que estiver molhada e não reutilize máscaras de uso único.

• Para remover a máscara: remova-a por trás (não toque na frente da máscara); descarte-o imediatamente em um recipiente fechado; e lave as mãos com um desinfetante à base de álcool ou água e sabão.

• As máscaras só são eficazes se combinadas com a lavagem frequente das mãos com uma solução hidroalcoólica ou sabão e água.

(Fonte: OMS)

Procure o Sindicato

O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.

> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Ou ainda está está demitindo, propondo redução de salário e suspensão de contrato? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar 

> Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário 

Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19) 

> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail

seja socio