Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Ferramentas da Diversidade

Filmes para pensar a diversidade: The boys in the band

Vídeo Youtube

O cinema é uma arte que sempre provocou importantes debates e refletiu grandes transformações da sociedade. O Sindicato, desde 2019 - por ocasião da conquista da realização do 3º Censo da Diversidade, na Campanha Nacional dos Bancários de 2018 - tem indicado filmes, livros e séries que debatem questões como machismo, racismo, homofobia, entre outros temas relacionados com a diversidade, uma das bandeiras de luta da entidade.

Nesta matéria indicamos o filme The boys in the band (2020), dirigido por Joe Mantello, e já disponível na Netflix.

The boys in the band é a segunda adaptação para o cinema da peça homônima da Broadway, escrita pelo dramaturgo Mart Crowley, que na época do seu lançamento,1968, causou enorme repercussão entre público e crítica por se tratar da primeira peça de temática homossexual a retratar um grupo de amigos gays, vivendo uma vida comum.

Em 1970, apesar da censura dos militares, a peça foi encenada no Brasil, com tradução de Millôr Fernandes e elenco com atores como Raul Cortez, Walmor Chagas e John Herbert, além de Eva Wilma na produção.

O filme de Joe Mantello - com elenco formado somente por atores assumidamente homossexuais, entre eles Jim Parsons, Zachary Quinto e Matt Bomer - conta a história de sete amigos que se reúnem no apartamento de Michael (Jim Parsons) para comemorar o aniversário de um deles. Tudo acontece bem até que um convidado inesperado chega ao apartamento. O que era uma festa entre velhos amigos, torna-se um ambiente tóxico, onde são revelados preconceitos e ressentimentos.

The boys in the band é também uma homenagem aos atores e atrizes que tiveram, por décadas, de esconder sua orientação sexual ou sua identidade de gênero para serem aceitos na indústria cinematográfica, sem que sofressem homofobia. Um tributo a todos aqueles que só podiam ser eles mesmos, com sorte, em festas e eventos privados. Uma realidade de discriminação contra a comunidade LGBTQIA+ nos EUA que, somada a perseguição policial, fez explodir em 1969 (um ano após o lançamento da peça de Mart Crowley) a Revolta de Stonewall, um dos eventos mais marcantes para a história das mobilizações da comunidade LGBTQIA+ em todo o mundo.

Convidamos você a assistir The boys in the band e tornar-se um Agente da Diversidade, que nada mais é que um bancário ou bancária que luta por um ambiente de trabalho e por uma sociedade mais justos e com mais igualdade para todos. 

Confira outras sugestões de filmes, livros e outros conteúdos na nossa série de matérias Ferramentas da Diversidade

CLIQUE AQUI e baixe a versão digital da Cartilha da Diversidade. 

seja socio