Na primeira rodada de negociação da Campanha dos Financiários 2024, ambas as partes (trabalhadores e financeiras) estabeleceram as prioridades que serão debatidas ao longo do processo negocial que visa a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho financiária, onde estão descritos todos os direitos dos empregados de financeiras.
- Campanha dos Financiários 2024: pauta de reivindicações é entregue às financeiras
- Financiários aprovam pauta de reivindicações
Nesta primeira mesa de negociação, ocorrida nesta quarta-feira 29, entre sindicatos, federações e a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi), foi amplamente destacado por parte dos trabalhadores a questão da diversidade. A Acrefi é a entidade patronal que representa as empresas financeiras.
Os representantes dos trabalhadores cobraram avanços na questão da inclusão, da igualdade de oportunidades e do adoecimento da categoria que gera muita preocupação.
Neste ponto entra a discussão das metas e quais são as medidas de prevenção e de recuperação para quem está doente. Também foi destacado que a categoria espera avanços nas cláusulas econômicas. Os trabalhadores reivindicam a reposição da inflação (com previsão de divulgação em 11 de junho) mais aumento de 5% nos salários. Veja aqui as principais reivindicações.
A Campanha Nacional dos Financiários 2024 é primeira em que o Nubank participa da mesa de negociação, o que é uma vitória para todos os trabalhadores da instituição financeira. A representação do ramo financeiro é um dos temas que o movimento sindical pretende debater na campanha.
“É prioritário aumentar a representação sindical, expandindo-a para todos os trabalhadores do ramo financeiro. Somos referência em negociação coletiva, tendo já obtido muitos avanços ao longo da história. E queremos estender esses direitos aos trabalhadores, que constroem o resultado extraordinário do sistema financeiro no Brasil.”
Lucimara Malaquias, secretária-geral do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região
Nos próximos dias serão divulgadas as datas das rodadas seguintes. Cada uma delas se debruçará sobre um tema específico. Os trabalhadores devem acompanhar os o andamento das negociações nas redes e no site do Sindicato.
“Os trabalhadores devem acompanhar atentamente os desdobramentos da campanha, pois a participação e a mobilização de todos são fundamentais para garantir a correlação de forças no processo negocial”, afirma Lucimara.
Jair Alves, coordenador do Coletivo dos Financiários da Contraf-CUT, destacou a importância da instauração da mesa de negociação para a renovação da CCT dos financiários. “É importante valorizamos este ponto, pois nem sempre a tivemos da forma que existe hoje, o que é resultado de muita luta dos trabalhadores e de amadurecimento das entidades. Por tudo isto, estamos com elevadas expectativas de garantir avanços para os trabalhadores”, afirma.