Pular para o conteúdo principal

Em defesa de sua sede, metroviários fazem ato, às 17h, com concentração no metrô Tatuapé

Imagem Destaque
Foto da fachada de sede do Sindicato dos Metroviários de São Paulo

Os metroviários realizarão um ato, nesta quarta-feira 23, em defesa da sua sede, leiloada arbitrariamente pelo governo Doria em uma ação antissindical e antidemocrática. O protesto terá início às 17h, com concentração na estação Tatuapé do Metrô, e segue em caminhada até a sede do Sindicato dos Metroviários de São Paulo (Rua Serra do Japi, 31, Tatuapé).

O terreno onde está a sede do Sindicato dos Metroviários foi cedido pelo governo estadual no final da década de 1980, em regime de comodato. A sede foi construída com recursos dos próprios trabalhadores e foi inaugurada em dezembro de 1990. Entretanto, sem qualquer diálogo com os trabalhadores, o Metrô apenas comunicou que os metroviários deveriam entregar o imóvel. Em 28 de maio foi realizado o leilão do local, pelo valor de R$ 14,4 milhões.

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo entrou com ações no TCE (Tribunal de Contas do Estado) e na Justiça denunciando vícios no processo do leilão. A empresa que ganhou a licitação, a UNI 28, foi criada no dia 3 de maio, menos de um mês antes do pregão, com capital social de apenas R$ 10 mil. De acordo com os metroviários, a UNI 28 Apresentou-se como uma microempresa, mas tem uma grande corporação por trás, a Porte Engenharia e Urbanismo.

“O Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e região presta sua total solidariedade e apoio à luta dos metroviários, que estão sendo vítimas de uma ação antissindical e antidemocrática por parte do governo paulista. A sede do Sindicato dos Metroviários de São Paulo é a casa dos trabalhadores e trabalhadoras, e assim deve permanecer”, enfatiza a presidenta do Sindicato, Ivone Silva.

Os metroviários também estão mobilizados nas redes sociais, em especial o Twitter, na defesa de sua sede. Mostre seu apoio aos metroviários postando com a hashtag #DoriaRespeiteOsMetroviários.

seja socio