Em plena pandemia de Covid-19, ao longo das últimas três semanas, a Regional Ipiranga do Santander tem convocado bancários para realizar o Portal Monitorado na regional, que pode ser feito na própria agência, causando aglomeração de bancários de várias unidades diferentes.
> Sindicato envia ofício a Doria cobrando vacinação para bancários
> Vacina: Sindicato cobra governo paulista por prioridade para bancários
> Sindicato solicita vacinação já para a categoria bancária
A dirigente do Sindicato e funcionária do Santander Wanessa de Queiroz cobrou reiteradamente o RH Sindicais do Santander sobre a prática, alertando para os riscos sanitários da mesma. Por usa vez, o banco afirmou que iria reorientar os gestores.
“Porém, até o momento não tivemos uma solução para o problema. Deslocar trabalhadores para a regional, de várias agências diferentes, aglomerando-os, é um risco enorme para a saúde dos mesmos. Pode não só contaminar os bancários presentes no Portal Monitorado, como também disseminar o vírus entre trabalhadores e clientes de diversas agências diferentes. Além disso, é um risco completamente desnecessário, uma vez que o Portal Monitorado pode ser realizado na própria agência”, destaca Wanessa.
“O Sindicato atua no sentido de que sejam asseguradas aos trabalhadores condições de trabalho adequadas e que sejam respeitados todos os protocolos contra a Covid-19, com práticas que reduzam ao máximo a exposição dos bancários ao risco de contaminação pelo coronavírus. Assim, exigimos que o Santander de fato reoriente os gestores e que tenha fim a convocação dos trabalhadores para o Portal Monitorado na regional”, conclui a dirigente do Sindicato.
> Bancos apresentam proposta de protocolo unificado contra Covid-19
Mortes na categoria
Segundo levantamento do feito pelo Dieese, com base no Novo Caged, o número de desligamentos por mortes na categoria bancária teve crescimento de 176,4% entre o primeiro trimestre de 2020 e o primeiro trimestre de 2021. O que provavelmente se deu por conta da pandemia, apesar de que o Caged não informa a causa do óbito.
> Desligamentos por morte na categoria reforçam vacina já para bancários
Denuncie
Caso o bancário seja convocado para realizar o Portal Monitorado na regional, ou identifique qualquer prática contrária às recomendações de combate à pandemia, deve procurar o Sindicato (veja abaixo). O sigilo é garantido.
Procure o Sindicato
O Sindicato está monitorando todos os locais de trabalho e alertando os bancários. Como as informações estão sendo atualizadas constantemente, deixamos aqui nossos canais de comunicação.
> Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? CLIQUE AQUI e deixe seu contato que vamos te ligar
> Central de Atendimento - você pode falar conosco por WhatsApp (11 97232-1647), via chat, e-mail ou por telefone (11 3188-5200).
> Em tempo real - Entre nessa página especial do nosso site para saber todas as notícias sobre o coronavírus (Covid-19)
> Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.
> Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.