Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Call center

Santander dá resposta a Gerentes Digitais PJ

Linha fina
Após Sindicato cobrar, banco se compromete a rever problemas que afetam a rotina de trabalho dos bancários do Vila Santander Paulista
Imagem Destaque
Arte: Thiago Akioka

Após o Sindicato dos Bancários questionar problemas que atingem os gerentes digitais PJ do Vila Santander Paulista, o banco apresentou resposta para as quatro questões levantadas pelos bancários. Em reunião realizada na quarta-feira 4, foram discutidos treinamento inadequado, cumprimento de hora extra, metas abusivas e atendimento com head set acima do permitido pela regulamentação.  

> Assine o boletim eletrônico com notícias específicas do Santander
> Faça a sua sindicalização e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

Metas

- O problema:

Além de administrarem a carteira própria de clientes, os gerentes digitais atendem um grande volume de ligações telefônicas. E as metas continuam iguais a antes de começarem a atender outros segmentos como Conta Corrente, Cartão, Internet Banking e SuperCash

- O que o Santander disse:

Por enquanto as metas não serão revistas. “Uma comprovação de que a empresa, diante deste tema, demonstra falta de vontade para negociar e convergir para propostas e soluções”, critica André Bezerra, dirigente sindical e bancário do Santander. 

Mas os gerentes digitais passarão a atender apenas os clientes de suas respectivas carteiras.  Segundo o banco, esse método já foi implantado.

Treinamento para atendimento do SuperCash

- O problema:

O SuperCash é um gerenciador financeiro offline para empresas. Os bancários se queixam que o atendimento é insuficiente e inadequado. 

- O que o Santander disse:

O treinamento continuará sendo realizado em dois dias porque, segundo o banco, os gerentes digitais atendem apenas uma parte do SuperCash. Mas quem quiser, poderá requisitar ao gerente-geral treinamento complementar.  

Abono da Hora Extra

- O problema:

O gerente PJ que faz hora extra não pode descontar esse tempo de trabalho a mais de acordo com sua necessidade. Ele será submetido àquilo que seu gestor impõe. Muitas vezes, o trabalhador deve descontar uma hora por dia, e nunca às segundas ou sextas-feiras.

- O que o Santander disse:

O Santander reconheceu que esse procedimento está equivocado e se comprometeu a ajusta-lo da seguinte forma: o gerente que cumprir hora extra poderá abonar esse tempo a mais trabalhado entrando mais tarde futuramente, independentemente do dia da semana.

Atendimento com o headset

- O problema:

Os gerentes digitais afirmam que atendem ligações telefônicas com uso de headset (fone de ouvido) até oito horas seguidas, o que está em desacordo com a Norma Regulamentadora 17 (NR 17) do Ministério do Trabalho, que normatiza a ergonomia no ambiente de trabalho e regulamenta a atividade de teleatendimento/telemarketing.

- O que o Santander disse:

Segundo o banco, os gerentes digitais atendem no máximo 12 ligações por dia e negou estar desrespeitando a Norma Regulamentadora 17, que proíbe trabalho com headset por mais de seis horas diárias, incluíndo as pausas. A resposta do banco contradiz as informações que o Sindicato recebeu. 

 “Por isso, os bancários devem enviar relatos apontando qualquer realidade diferente das afirmadas pelo banco. Os depoimentos serão levados imediatamente às representantes da empresa para discussão e solução do problema, pois ninguém deve ficar oito horas seguidas no atendimento. O sigilo é garantido”, afirma o dirigente sindical André Bezerra.  

Para denunciar, procure um dirigente sindical, envie Whatsapp para o (11) 97593-7749 ou acesse spbancarios.com.br/denuncias

seja socio