Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Sextou

Bancários respondem por quais razões não abrem mão do fim de semana

Imagem Destaque
Imagem de uma bolsa, chapéu e chinelo em uma praia, acompanhada da frase "fim de semana é meu"

Em consulta realizada pelo Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, bancários e bancárias indicaram os motivos pelos quais não abrem mão dos seus finais de semana, que estão ameaçados pelo PL 1043/19, que permite a abertura de agências bancárias aos sábados e domingos, para atendimento ao público.

As 10 razões mais citadas pela categoria para não abrir mão dos finais de semana são: 

  • Curtir com a família
  • Cuidar da casa
  • Dormir até mais tarde
  • Visitar parentes
  • Estudar
  • Programas culturais
  • Sair com amigos
  • Praticar esportes
  • Praticar a religiosidade
  • Ir à praia

Bancários conquistam adiamento da tramitação do PL 1043/1

No último dia 6 de julho, foi realizada audiência pública sobre o PL 1043/19 na Câmara dos Deputados. Estiveram presentes o Sindicato dos Bancários de São Paulo e a Contraf-CUT, junto com outras entidades representativas da categoria de todo Brasil, que promoveram uma grande mobilização em defesa dos finais de semana dos bancários. O resultado desta mobilização foi o compromisso por parte do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), de não colocar  o PL 1043/19 em votação na comissão antes do período eleitoral. 

Vitória do Sindicato! Adiada votação do PL sobre trabalho bancário nos fins de semana

“Esta proposta de abertura aos sábados e domingos não faz qualquer sentido na atual conjuntura. A maioria das transações é feita por via eletrônica. E, além disso, o cliente é mal atendido nas agências de segunda a sexta por causa da falta de funcionários. O que vai diferenciar abrir uma agência aos sábados e domingos com pouquíssimos funcionários?”, questiona a presidenta do Sindicato, Ivone Silva. “Os clientes não querem ir na agência no sábado e no domingo. Alguns bancos já abriram no sábado e, em São Paulo, pouquíssimas pessoas procuraram as agências”, acrescenta. 

A presidenta do Sindicato lembra que hoje existem pouquíssimos bancários para atendimento nas agências. E os funcionários remanescentes atendem um número excessivo de clientes, o que tem causado adoecimento psicológico na categoria.

Em pesquisa feita com a categoria, 77% dos bancários que responderam sentir muita fadiga e preocupação com o emprego. Já 35% afirmaram usar medicamentos controlados. “Por isso é muito importante que os bancários tenham o fim de semana para descansar.”

Pra os bancários, ao invés da proposta que prevê abertura das agências aos sábados e domingos, os bancos devem recompor o nível de emprego no setor para melhor atender a população brasileira, além de abrirem mais agências bancárias, principalmente naqueles municípios que não contam com essas estruturas. Desde 2016 subiu de 36% para 43% o número de municípios que não contam com uma agência bancaria sequer.

seja socio