
Após meses de mobilização do Sindicato, ao lado dos trabalhadores, o Banco do Brasil anunciou a ampliação do Regime de Trabalho Remoto (TRI), combinando trabalho presencial com o home office. A conquista foi apresentada à Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (CEBB) em mesa de negociação na tarde dessa terça-feira (8).
Já a partir deste mês de julho, o número de escritórios que adotarão o modelo híbrido passará de 19 para 50 unidades, e o número de superintendências de 12 para 25 unidades.
“Essa conquista é claramente um exemplo de que a organização e mobilização dos trabalhadores dão resultado. Foi a construção de um processo de luta que começou há meses, com protestos do Sindicato em vários prédios do BB na nossa base”, ressalta o dirigente Antônio Netto, representante da Fetec-CUT/SP na CEBB.
“A tecnologia não pode ser usada apenas a serviço do lucro, temos que usá-la a serviço de toda a sociedade. Diversos estudos e pesquisas mostram que o regime híbrido melhora a qualidade de vida dos trabalhadores e melhora também o desempenho do trabalho, ou seja, ganham funcionários e empresas”, acrescenta.
Antônio lembra que a ampliação do modelo é uma reivindicação dos funcionários do BB que já havia sido negociada na Campanha dos Bancários 2024. “Na ocasião, o banco se comprometeu com a demanda e a incluiu no nosso ACT, mas não a implementou. Os protestos foram necessários para que finalmente o BB cumprisse com o negociado em mesa.”
O BB ainda não informou quais serão os escritórios e superintendências atendidos, e os representantes dos trabalhadores cobraram na mesa que essa informação seja divulgada o mais breve possível.
"Nas negociações que geraram essa conquista, no ACT, a promessa foi cumprida, de ampliação dos locais com TRI em todos os estados. Mas nós deixamos claro, hoje, que queremos que esse direito seja nivelado para todas as unidades, para que em todos os locais os funcionários e funcionárias possam ter, pelo menos, dois dias de home office", destaca a coordenadora da CEBB, Fernanda Lopes.
"A ampliação do TRI é uma conquista: têm relação com a qualidade de vida da bancária e do bancário do BB. E vamos continuar atuando, como movimento sindical, para a manutenção do que já foi conquistado e ampliação do TRI", complementa Fernanda.
Outras demandas
Na reunião de terça, a CEBB também cobrou que o pessoal das unidades táticas vinculadas à DIVAR (direção de varejo) volte a fazer dois dias de home office e não apenas um, como foi adotado recentemente. “Esses funcionários estavam em um projeto piloto que adotava 3 dias presenciais e 2 de home office, mas o banco determinou que passassem a fazer apenas um dia de teletrabalho. Reivindicamos que volte a ser como antes, nas 27 unidades da federação. A direção do banco disse que iria reavaliar a questão”, informa o dirigente.
Mas outro ponto importante da mesa foi o compromisso de que não haverá redução dos dias de home office nos escritórios exclusivos que também estavam o modelo piloto.
“Também reiteramos o pedido de que as unidades do Cenop (centro operacional) que estão no Cenesp (centro empresarial São Paulo) façam TRI full time, ou seja, 100% de trabalho remoto até que a mudança para o prédio da Paulista seja definitivamente concluída. O banco disse que vai avaliar a situação para apresentar uma resposta”, informa Antonio Netto.
