Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Prêmio Betinho

Menção honrosa para Fundação Projeto Travessia 

Linha fina
Organização Não Governamental que tem apoio do Sindicato dos Bancários recebe reconhecimento pelo projeto Âncora, voltado para crianças e adolescentes acolhidos em abrigos
Imagem Destaque
Foto: Divulgação

A Fundação Projeto Travessia, que mantém parceria com o Sindicato dos Bancários, foi uma das vencedoras da edição 2018 do prêmio Betinho de Democracia e Cidadania. A Organização Não Governamental recebeu menção honrosa do prêmio como  Projeto Âncora – Família e Cidadania. 

O programa manteve, ao longo de dois anos (fevereiro de 2016 a março de 2018), trabalho de apoio intensivo às crianças e adolescentes em desacolhimento – termo que designa o desligamento de crianças e adolescentes que permanecem por longos períodos em SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes). Nesse período, 72 adolescentes foram atendidos.

“O prêmio é um reconhecimento de um trabalho executado que teve como resultado positivo 37 desacolhimentos, 51,4% dos casos acompanhados”, ressalta Clóvis Tadeu Dias, coordenador de projetos da Fundação Projeto Travessia. “O Projeto Âncora não só ofereceu suporte para adolescentes no processo de desacolhimento e desabrigamento, como promoveu a reintegração familiar e comunitária, fazendo com que a cidadania destes jovens fosse restabelecida. Neste sentido, o projeto fez jus a esse importe e renomado Prêmio Betinho de Cidadania.”

Clóvis Tadeu Dias, do Projeto Travessia, recebe a menção honrosa


O Projeto foi assinado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos na gestão Fernando Haddad (PT).

Segunda vez consecutiva

O Travessia recebeu menção honrosa pela segunda vez consecutiva. No ano passado, a fundação foi reconhecida pelo projeto Lume Centro, voltado para crianças e adolescentes em Situação de Rua, prioritariamente no centro de São Paulo. “Essas menções por dois anos consecutivos têm um significado bastante importante, porque agregam confiabilidade à agremiação e dá maior respaldo para buscar a captação de novos recursos para execução de novos projetos”, avalia Cleuza Rosa da Silva, coordenadora geral do Projeto Travessia. 

O prêmio Betinho de Democracia e Cidadania é uma homenagem a Herbert de Souza, um dos mais importantes sociólogos do país, que dedicou sua vida na defesa da igualdade de direitos. O prêmio reconhece a atuação de organizações que enfrentam a exclusão e a violência e promovem a cidadania. Nesta edição foram inscritos 30 projetos que atuam em diversas áreas como crianças com câncer, imigrantes, idosos, meio ambiente, alimentação. 

O Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC) foi o vencedor desta edição pelo projeto “Estrangeiras”, que oferece apoio a mulheres estrangeiras em situação de cárcere.

Projeto Travessia

Fundado em 1995 com apoio do Sindicato, a Fundação Projeto Travessia realiza ações pedagógicas com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. E você pode fazer parte desta história!
 

seja socio