A Fundação Projeto Travessia, que mantém parceria com o Sindicato dos Bancários, foi uma das vencedoras da edição 2018 do prêmio Betinho de Democracia e Cidadania. A Organização Não Governamental recebeu menção honrosa do prêmio como Projeto Âncora – Família e Cidadania.
O programa manteve, ao longo de dois anos (fevereiro de 2016 a março de 2018), trabalho de apoio intensivo às crianças e adolescentes em desacolhimento – termo que designa o desligamento de crianças e adolescentes que permanecem por longos períodos em SAICA (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes). Nesse período, 72 adolescentes foram atendidos.
“O prêmio é um reconhecimento de um trabalho executado que teve como resultado positivo 37 desacolhimentos, 51,4% dos casos acompanhados”, ressalta Clóvis Tadeu Dias, coordenador de projetos da Fundação Projeto Travessia. “O Projeto Âncora não só ofereceu suporte para adolescentes no processo de desacolhimento e desabrigamento, como promoveu a reintegração familiar e comunitária, fazendo com que a cidadania destes jovens fosse restabelecida. Neste sentido, o projeto fez jus a esse importe e renomado Prêmio Betinho de Cidadania.”
O Projeto foi assinado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos na gestão Fernando Haddad (PT).
Segunda vez consecutiva
O Travessia recebeu menção honrosa pela segunda vez consecutiva. No ano passado, a fundação foi reconhecida pelo projeto Lume Centro, voltado para crianças e adolescentes em Situação de Rua, prioritariamente no centro de São Paulo. “Essas menções por dois anos consecutivos têm um significado bastante importante, porque agregam confiabilidade à agremiação e dá maior respaldo para buscar a captação de novos recursos para execução de novos projetos”, avalia Cleuza Rosa da Silva, coordenadora geral do Projeto Travessia.
O prêmio Betinho de Democracia e Cidadania é uma homenagem a Herbert de Souza, um dos mais importantes sociólogos do país, que dedicou sua vida na defesa da igualdade de direitos. O prêmio reconhece a atuação de organizações que enfrentam a exclusão e a violência e promovem a cidadania. Nesta edição foram inscritos 30 projetos que atuam em diversas áreas como crianças com câncer, imigrantes, idosos, meio ambiente, alimentação.
O Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC) foi o vencedor desta edição pelo projeto “Estrangeiras”, que oferece apoio a mulheres estrangeiras em situação de cárcere.
Projeto Travessia
Fundado em 1995 com apoio do Sindicato, a Fundação Projeto Travessia realiza ações pedagógicas com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. E você pode fazer parte desta história!