ATUALIZAÇÃO: Bancos apresentarão proposta na terça-feira 18
Nesta sexta-feira 14, o Comando Nacional dos Bancários e representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) realizam a quinta rodada de negociação da Campanha Nacional (campanha salarial dos bancários). O encontro, que começa às 16h, será sobre as cláusulas sociais e iniciará os debates das cláusulas econômicas, como PLR e reajuste salarial.
Antes do início da reunião, às 14h, haverá um tuitaço da categoria para mostrar a unidade na luta. Vamos tuitar #NenhumDireitoAMenos.
Entre os destaques das cláusulas sociais estão as licenças maternidade de 6 meses e paternidade de 20 dias, uma grande conquista da categoria bancária; a licença adoção; a folga assiduiade (abono assiduidade), um sucesso entre os bancarios; a liberdade de organização sindical; o vale-cultura, dentre outros itens.
A minuta de reivindicaçãos da categoria tem mais de 130 itens, que são discutidos ponto a ponto, além das questões mais esperadas pelos bancários, de ordem econômica, como a PLR e o reajuste salarial e de todas as demais verbas diretas e indiretas que compõem a remuneração dos bancarios.
“Por esta razão as negociações foram dividias em eixos: Emprego, Saúde e Condições de Trabalho, Igualdade de Oportunidades, Cláusulas Sociais; e Remuneração, para que possamos defender nosso posicionamento diante da visão empresarial, o que não é tarefa facil”, explica Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo Osasco e Região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, que representa os trabalhadores nas negociações frente à Fenaban.
> Terceira rodada: Sindicato cobra da Fenaban melhorias para saúde dos bancários
> Segunda rodada: Bancários reivindicam manutenção dos empregos
> Primeira rodada: Sindicato negocia regulamentação do home office
Para este ano, a lista de reivindicações foi definida por uma consulta nacional feita em todo o país, na qual a categoria manifou suas prioridades. A consulta foi feita com quase 30 mil bancários em todos os Estados do país.
Com relação às cláusulas econômicas, a prioridade, segundo os bancários que responderam à consulta, deve ser reajuste salarial acima da inflação (71% das respostas); Plano de Cargos e Salários (37,8%), aumento da PLR (30,6%) e aumento do piso salarial (30,2%)
No que se refere às cláusulas sociais, a questão mais frequente foi a manutenção dos direitos, com 79,7% das respostas. Defesa da saúde e melhores condições de trabalho vem em seguida, com 69,1%. Defesa do emprego obteve 21,7% e o combate ao assédio moral outros 8%. Igualdade de oportunidades registrou 6,4% das respostas e a reposição dos custos do teletrabalho outros 3,4%, enquanto a Previdência complementar teve 2,9%.
Conecte-se ao Sindicato
Mande aqui um WhatsApp para o Sindicato, salve o nosso número nos seus contatos (11 99930-8483) e fique por dentro de tudo o que acontece na Campanha Nacional dos Bancários 2020. Ou cadastre-se para receber notícias da campanha em seu e-mail.
Acesse a página de notícias Ao Vivo e siga o Sindicato dos Bancários no Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube para se manter informado sobre a Campanha Nacional dos Bancários 2020.