Pular para o conteúdo principal

Itaú: emprego, saúde e remuneração são prioridades para os bancários

Imagem Destaque

Após o Encontro Nacional dos Trabalhadores do Itaú, realizado no dia 5 de agosto, a Comissão de Organização dos Empregados do Itaú (COE) se reuniu com a direção do banco, nesta quinta-feira 12, para debater pontos importantes de interesse dos trabalhadores, como a manutenção do emprego, remuneração e saúde e condições de trabalho.

>Lucro do Itaú cresce 59% em 12 meses e atinge R$ 12,9 bilhões no 1º semestre de 2021

Emprego

A COE – que representa os trabalhadores nas negociações com o Itaú – questionou a direção do banco sobre as demissões nas agências e polos administrativos durante a pandemia.

>Demissões e pressão para realocação: Itaú toca o terror em setor do Ceic

Outro ponto que apontado foi a dificuldade em conseguir realocação através do POC (Programa de Oportunidade de Carreira).

O retorno das homologações feitas pelo Sindicato foi outra reivindicação do movimento sindical.

“Cobramos do banco o fim das demissões e o retorno imediato do Centro de Realocação. Os trabalhadores não podem ser penalizados por conta de reestruturações ou implementações de projetos durante a pandemia.”

Sérgio Francisco, diretor do Sindicato e bancário do Itaú

Remuneração

A COE levou para o banco as reclamações apontadas pelos trabalhadores em consulta feita pelo Sindicato sobre o Gera (novo programa de remuneração) e cobra transparência, levando em conta que a implementação foi feita durante a pandemia, o que dificultou ainda mais o desempenho dos trabalhadores em relação às metas.

“Queremos construir um acordo nacional sobre o Gera com regras claras que comtemplem os trabalhadores”, afirma Sérgio Francisco.

Saúde

O banco foi alertado sobre o adoecimento e os afastamentos dos trabalhadores durante a pandemia por conta da cobrança excessiva por metas e assédio moral nos locais de trabalho.

>Simone Biles: saúde mental é importante, seja você atleta olímpico ou bancário

Outro ponto discutido foi o eventual retorno ao trabalho, o que tem gerado muita preocupação entre os trabalhadores e para o Sindicato. O Itaú informou que o retorno ocorrerá de forma voluntária, seguindo as normas e protocolos de saúde. Dirigentes manifestaram a preocupação com o retorno de gestantes e grupos de risco.

A COE afirmou ao Itaú que o retorno ao trabalho só deve ocorrer quando os bancários estiverem devidamente vacinados com as duas doses. Foi enfatizada a importância a negociação com o movimento sindical sobre como será feito esse processo.

Também foi levado ao banco a possibilidade de construção de um acordo de trabalho sobre o parcelamento da dívida causada pelo indeferimento do benefício do INSS.

Banco de horas negativo

Embora o banco tenha apresentado uma redução nos números de trabalhadores com horas negativo, o prazo para compensação de horas deve ser revisto.

“A Comissão de Organização dos trabalhadores [COE] irá construir uma pauta de reivindicações apontadas no encontro nacional a ser entregue em breve ao banco Itaú.”

Sérgio Francisco, diretor do Sindicato e bancário do Itaú

Procure o Sindicato

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

Redes Sociais - nossos canais no FacebookTwitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

 

seja socio