Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Campanha dos Bancários 2022

Bancários reivindicam reajuste na PLR, mas banqueiros não apresentam resposta

Imagem Destaque
Campanha dos Bancários 2022: mesa com Fenaban discute PLR

A oitava rodada de negociação com a Fenaban, da Campanha Nacional dos Bancários, abordou PLR. O Comando Nacional dos Bancários apresentou, na mesa desta segunda-feira 8, a reivindicação da categoria por reajuste na Participação nos Lucros e Resultados, mas os banqueiros frustaram os trabalhadores ao não apresentar resposta.

Na consulta nacional feita entre os bancários, o reajuste na PLR foi considerado prioridade para 58% dos mais de 35 mil bancários que participaram, ficando atrás apenas das reivindicações por aumento real (92%) e aumento maior para o VA e VR (62%). Os bancários reivindicam PLR com aumento real na parcela adicional.

“O lucro dos bancos cresceu acima da remuneração dos bancários. Desde 1997, o movimento sindical conquistou 126% de aumento real para a PLR do cargo de caixa, mas no mesmo período, o crescimento real do lucro dos bancos foi de 359%. Ou seja, 2,85 vezes mais do que o valor da PLR. Além disso, o percentual de distribuição do lucro dos bancos entre os trabalhadores foi caindo ao longo dos anos. Eles distribuíam 14% em 1995, mas em 2021, os três maiores bancos privados (Bradesco, Santander e Itaú) distribuíram apenas 6,6% em média. Por isso, a categoria reivindica aumento da PLR”, destaca Ivone Silva, presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários.

“Queremos agilidade nas respostas dos banqueiros. A próxima negociação acontece dia 11, não temos mais tempo a perder, uma vez que nossa data-base é 1º de setembro. A categoria está mobilizada e não vamos aceitar retrocessos”, completa Ivone.

Apesar dos reajustes nos valores, mudanças nos parâmetros, introdução da parcela adicional, etc, os percentuais de distribuição caíram ao longo dos anos. Isso se deu em função do crescimento exponencial dos lucros dos bancos. Em 2021, por exemplo, os três maiores bancos privados distribuíram em média 6,6% de seus lucros, sendo que a distribuição da regra básica está próxima de 5% e da parcela adicional próxima de 1,6%, muito abaixo dos 2,2% previstos na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).

Tuitaço na quarta 10 por proposta decente dos bancos

Os bancários vão se mobilizar nas redes sociais por proposta decente da Fenaban: na quarta-feira 10, haverá tuitaço.

“Vamos cobrar que os bancos apresentem uma proposta que valorize a categoria, com aumento real, reajuste maior nos vales e na PLR. O tuitaço é a partir das 10h. Nossa pauta de reivindicações foi entregue aos bancos no dia 15 de junho, portanto, já houve tempo suficiente para avaliar nossas reivindicações e apresentar proposta. E já estamos nas últimas rodadas de negociação previstas. Por isso chamamos bancários e bancárias a ficarem atentos e se somarem à nossa mobilização nas redes”, convida a secretária-geral do Sindicato, Neiva Ribeiro, que também participa da mesa de negociação com a Fenaban.

A próxima mesa de negociação será na quinta-feira 11, e continuará os debates sobre as cláusulas econômicas.

Veja como foram as rodadas anteriores:

Saiba tudo sobre a Campanha dos Bancários 2022

Estamos na fase 4 da Campanha, assista ao vídeo:

seja socio